CIDADES
Xapuri enfrenta dificuldades na limpeza da Praça de São Sebastião após a enchente
Após a vazante, a Praça de São Sebastião em Xapuri permanece soterrada pela areia, mesmo quase 15 dias após o pico da segunda maior enchente do Rio Acre na história da cidade. Enquanto a prefeitura realizou um trabalho incansável no retorno das famílias desabrigadas e na limpeza das residências e ruas afetadas pela alagação, algumas situações persistem, gerando insatisfação entre a população e os vereadores.
Um dos casos que têm causado preocupação é o da Praça de São Sebastião, um importante ponto público localizado na região central da cidade, às margens do Rio Acre. A praça, que foi completamente inundada pela enchente histórica, continua coberta por areia e repleta de detritos arrastados pela água.
A vereadora Alarice Botelho, do PT, expressou sua preocupação em uma publicação no Facebook, compartilhando um vídeo que mostra a situação da praça e afirmando que irá cobrar providências. “Sabemos que os danos foram significativos. No entanto, não podemos aceitar que até hoje nenhuma limpeza tenha sido realizada. Vamos cobrar”, declarou a única vereadora mulher da cidade.
Ao ser questionado sobre a situação, o secretário de Obras da cidade, Josué Ferreira, admitiu que ainda não houve esforços para limpar a praça. Ele justificou a demora mencionando o acúmulo de tarefas diante da limitada estrutura da prefeitura para lidar com as demandas pós-enchente. “Ainda estamos finalizando a limpeza das ruas e organizando o retorno das famílias para suas casas. Alugamos equipamentos adicionais para enfrentar essa situação. Nossa prioridade é garantir a segurança e higiene das vias públicas e a vida das pessoas”, explicou o secretário.
Quanto à previsão para a limpeza da Praça de São Sebastião, Josué Ferreira informou que as equipes ainda estão atuando nos bairros mais impactados pela cheia e que o serviço na praça começará na próxima semana.