CONCURSO
Concurso MCTI 2022: secretário solicita aval para 1.190 vagas
Um novo concurso MCTI é necessário, segundo o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Sergio Freitas de Almeida. Em ofício enviado esta semana ao Ministério da Economia, foi reiterada a solicitação de aval para 1.190 vagas.
O ofício foi encaminhado ao secretário especial do ME, Caio Mario Paes de Andrade. No documento, o secretário-executivo da pasta ressalta que o último concurso MCTI ocorreu há dez anos, em 2012.
“Diante do quadro funcional da pasta e considerando que o último concurso público foi realizado em 2012, resta clara a necessidade do Ministério em recompor sua força de trabalho, podendo assim dar continuidade na entrega de serviços públicos relevantes para o país”, ressaltou Sergio Freitas de Almeida.
Ainda segundo ele, se o concurso for aprovado possibilitará adequar minimamente o número de servidores às atribuições da pasta, resultando em um incremento de produtividade, redução de passivos, maior celeridade na instrução de processos, melhoria qualitativa na elaboração de estudos e projetos, entre outras ações.
Conforme o secretário, a evolução do quadro de pessoal do Ministério indica uma situação crítica e pode ser constatada ao se analisar a força de trabalho por faixa etária, que já está acima dos 50 anos de idade.
“Pode-se identificar que os servidores ativos do Ministério concentram mais de 90% do seu pessoal com idade acima de 51 anos, o que demonstra um quadro bastante envelhecido comparado com aqueles que têm até 30 anos de idade”, explica o secretário.
As 1.190 vagas vagas estão distribuídas entre a Administração Central e as unidades de pesquisa do Ministério. Os cargos, no entanto, não foram revelados.
Veja como foi o último concurso MCTI
Realizado em 2012, o último concurso para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação contou com 510 vagas em cargos dos níveis médio, médio/técnico e superior. Na época, os ganhos variavam entre R$2.705,38 e R$9.157,15.
Do total de vagas, 92 foram para o cargo de analista em ciência e tecnologia, sendo 35 na Administração Central, em Brasília, e 57 nas demais unidades, no Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais.
A seleção contou ainda com 330 vagas de assistente em ciência e tecnologia e 84 de tecnologista.
Com organização do Cebraspe, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, discursivas e de títulos, em todas as capitais.