Foi publicado nesta quinta-feira (29) o edital do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), que oferece 60 oportunidades para o cargo de Terceiro-Secretário, posição inicial na carreira diplomática. O salário inicial para os aprovados é de R$ 22.558,56.
As inscrições estão abertas entre 4 e 25 de fevereiro, exclusivamente através do site da Cebraspe, responsável pela organização do certame. A taxa de inscrição é de R$ 226,00, com data limite para pagamento até 13 de março. Candidatos que estão registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que são doadores de medula óssea têm a possibilidade de solicitar isenção da taxa durante o mesmo período das inscrições.
Dentre as vagas oferecidas, 39 são para ampla concorrência, 3 são destinadas a pessoas com deficiência, 15 são reservadas para candidatos pretos e pardos, 2 para indígenas e 1 para quilombolas.
Requisitos
Os interessados devem atender aos seguintes critérios:
• Ser brasileiro nato
• Estar com os direitos políticos em pleno gozo
• Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (para homens)
• Ter idade mínima de 18 anos
• Possuir diploma de curso superior reconhecido pelo MEC (com revalidação, se necessário)
• Demonstrar aptidão física e mental para o exercício da função
Etapas do Concurso
O concurso será dividido em duas fases. A primeira fase consiste em uma prova objetiva eliminatória, composta por 240 questões do tipo “certo ou errado”. As disciplinas abordadas incluem Língua Portuguesa, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Língua Inglesa, Política Internacional, Economia e Direito. Esta prova está agendada para o dia 29 de março de 2026, em todas as capitais estaduais e no Distrito Federal, durante dois turnos.

Imagem: Imagem ilustrativa
A segunda fase envolverá provas escritas, que são tanto eliminatórias quanto classificatórias, programadas para ocorrer entre 25 de abril e 3 de maio de 2026. Nessa etapa, os candidatos serão avaliados em Língua Portuguesa, História do Brasil, Língua Inglesa, Geografia, Política Internacional, Economia e Direito, além de um idioma adicional, que pode ser Espanhol ou Francês. Somente os candidatos que forem aprovados na prova objetiva poderão avançar para esta fase.
Conforme detalhado no edital, as provas escritas em línguas terão como foco tanto o domínio do conteúdo quanto a habilidade de expressão escrita na norma culta. As demais avaliações escritas se concentrarão no conhecimento específico dos temas abordados.
Com informações de Oliberal









