É muito importante que concurseiros, principalmente iniciantes, tenham conhecimento das disciplinas básicas mais cobradas em editais de concurso público. Conhecer essas matérias é fundamental para definir a área de estudo e otimizar os estudos.
A dica é da Auditora Federal de Financias e Controle da CGU e coordenadora de mentorias e consultorias do Direção Concursos, Lívia Seco, que explica que a definição da área de estudo é uma etapa determinante para o sucesso da aprovação.
Segundo ela, existem alguns critérios que podem ajudar o candidato na hora de definir a área de estudo. Dentre eles está a localização, estado ou região e critérios físicos para aqueles que desejam focar na carreira policial.
Lívia reforça que para cada área de concurso, existem disciplinas que são consideradas básicas e específicas e são importantes para tornar o estudo mais proveitoso, além de aumentar as chances de aprovação do candidato.
Com intuito de esclarecer dúvidas em relação as disciplinas básicas, a especialista trouxe algumas dicas que podem auxiliar o estudante e tornar o estudo mais dinâmico e decisivo para o sucesso. Confira:
CONFIRA TODOS OS NOSSOS CURSOS!
Economia de escala
De acordo com a coordenadora, uma das melhores estratégias de otimizar os estudos é investir na economia de escala, que é a otimização do processo produtivo por meio da produção em larga escala, concentrando esforços nas matérias básicas de uma determinada área.
“Ao concentrar os seus esforços e tempo de estudo em um grupo específico de disciplinas, as suas chances de sucesso aumentam”, ressalta.
Segundo Lívia, ao focar nas matérias básicas o concurseiro têm acesso a um leque de possibilidades dentro de cada área.
Confira as disciplinas mais presentes em editais:
- Língua Portuguesa
- Raciocínio Lógico Matemático
- Direito constitucional
- Direito administrativo
A especialista explica que após o candidato ter um bom domínio dessas disciplinas, é chegado o momento de focar nas matérias que compõem o conteúdo dos conhecimentos específicos de cada área.
Confira as matérias mais cobradas nas áreas fiscal, controle, bancária, tribunal e policial:
- Área Fiscal
- Contabilidade Geral
- Direito Tributário
- Legislação Tributária
- Auditoria Fiscal/Tributária
- Direito empresarial/Civil/Penal
- Informática/ Tecnologia da Informação/ Análise de Dados
- Área de Controle
- Controle externo/ Técnicas de Controle
- Técnicas de controle
- Auditoria Governamental
- AFO
- Contabilidade pública
- Informática/ Tecnologia da Informação/ Análise de Dados
- Área Bancária
- Atualidades do Mercado Financeiro
- Conhecimentos bancários
- Vendas e Negociação
- Informática/ Tecnologia da Informação/ Análise de Dados
- Área de Tribunal
- Direito Civil
- Direito Processual Civil
- Direito Penal
- Direito Processual Penal
- Informática/ Tecnologia da Informação/ Análise de Dados
- Área Policial
- Direito Penal
- Direito Processual Penal
- Direitos Humanos
- Informática/ Tecnologia da Informação/ Análise de Dados
Como começar a estudar?
Segundo a especialista, após o concurseiro definir a área desejada, o próximo passo é adquirir um material de estudo completo que o auxilie durante a sua jornada. Lívia reforça que o estudo teórico, a resolução de questões e a elaboração de resumos, são passos fundamentais para um estudo de qualidade.
Pensando nisso, o Direção Concursos possui um material completo que vai te ajudar a conquistar a sua aprovação em concurso público!
Clique aqui para adquirir a sua assinatura ilimitada!
É possível conciliar os estudos em diferentes áreas?
Lívia afirma que é possível, mas reforça que a decisão pode reduzir as chances de aprovação do candidato, pois ele estará dispersando o seu esforço e o seu tempo de estudo. Isso porque além das disciplinas básicas, o concurseiro precisa incluir no plano de estudos, matérias específicas de diferentes editais, fato este que requer tempo.
Assista o vídeo completo na íntegra: