CONCURSO
Eleições 2022: “Sou concurseiro e não votei”, e agora? veja o que fazer
Passado o primeiro turno das eleições 2022, realizado no último domingo (2/10), muitos concurseiros não conseguiram comparecer aos locais de votação.
Em alguns estados haverá disputa de segundo turno para cargo de governador, bem como para a presidência da República.
O pleito está marcado para o dia 30 de outubro e a disputa está entre o candidato Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro, que busca reeleição. Relembre aqui as propostas para concurso público de Lula e Bolsonaro.
Agora, a dúvida que resta é: os concurseiros podem ser prejudicados, ao se candidatarem em um concurso público, por não votarem?
Eleições 2022 – não votei e agora?
Um dos requisitos básicos comum aos concursos públicos, é a exigência de que os candidatos estejam “quites com as obrigações eleitorais”.
É importante lembrar que, em específico, esse ponto é cobrado ainda no ato da inscrição para a seleção pretendida pelo concurseiro.
Além disso, o cidadão que deixar de votar sem justificar a ausência, deve pagar um multa de até R$ 3,51 para regularização.
Caso o voto não seja justificado e nem a multa paga, o eleitor pode ter a emissão de passaporte e/ou RG negada, além de, em caso de servidores públicos, ter o salário suspenso.
Confira mais detalhes da justificativa eleitoral aqui!