CONCURSO
IBGE disponibilizará 9 vagas para o Acre em Concurso Nacional Unificado de 2024
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai participar do Concurso Público Nacional Unificado com 895 vagas destinadas a variados perfis de profissionais. No Acre, serão disponibilizadas nove vagas.
O concurso foi anunciado em 2023 e é um novo modelo de seleção de servidores públicos federais no qual é possível concorrer a cargos efetivos, ofertados por diferentes órgãos, por meio de uma única prova. No total, 6.640 vagas de 21 órgãos federais integram o certame. Os editais referentes a cada um dos oito blocos temáticos nos quais essas vagas foram divididas, assim como o cronograma do processo seletivo e outras informações, estão disponíveis na página oficial do concurso na internet. As inscrições poderão ser feitas de 19 de janeiro e 9 de fevereiro, e a prova está prevista para 5 de maio.
As vagas oferecidas pelo IBGE no concurso público unificado estão distribuídas em sete dos oito blocos temáticos e não haverá prova de títulos para os cargos do instituto. No Acre, serão disponibilizadas seis vagas para nível superior e três nível médio. Atualmente são apenas 27 servidores efetivos em todo o Estado. Além da agência do IBGE em Rio Branco, há agências em Cruzeiro do Sul e Tarauacá.
Por se tratar de um concurso nacional, os aprovados poderão trabalhar em diversas localidades do território nacional, dependendo da função escolhida. Nos casos em que um cargo for oferecido em diferentes cidades e/ou estados, terá preferência de escolha do seu respectivo local de trabalho a pessoa com melhor classificação no concurso e assim sucessivamente. Os salários variam entre pouco mais 4 mil até 10 mil reais.
“Este concurso é extremamente importante, considerando a necessidade de reposição dos quadros do IBGE. Acredito que a estratégia do Concurso Nacional Unificado vai nos apoiar, identificando futuros servidores alinhados com a administração pública que possam, efetivamente, contribuir para o IBGE do futuro”, afirmou, em nota Bruno Malheiros, coordenador.