O Instituto Federal de Brasília (IFB) anunciou a abertura de inscrições para cursos gratuitos na área de idiomas, com foco em Formação Inicial (FI). A iniciativa faz parte da Chamada Pública 5/2026 e contempla turmas presenciais de Inglês, Espanhol e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para o primeiro semestre letivo de 2026. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada dos candidatos, que devem realizar a matrícula presencialmente, apresentando toda a documentação necessária. Este formato elimina a necessidade de provas ou sorteios para a seleção.
Cursos oferecidos e detalhes
Os cursos disponíveis são realizados no Campus Brasília e são os seguintes:
- Espanhol Conversação: 30 vagas, com aulas noturnas às terças-feiras.
- Inglês Básico 2: 66 vagas, divididas em Turma A (30 vagas, aulas noturnas às quartas-feiras) e Turma B (36 vagas, aulas noturnas às terças-feiras).
- Libras Básico: 60 vagas, com Turma A (30 vagas, aulas noturnas às sextas-feiras) e Turma B (30 vagas, aulas vespertinas às quartas-feiras).
Critérios para inscrição
Para se inscrever em cada curso, há pré-requisitos específicos. Para o curso de Espanhol Conversação, é necessário ter concluído o ensino fundamental e apresentar um certificado de pelo menos 60 horas em Espanhol Básico ou equivalente. Para o Inglês Básico 2, é exigido também o ensino fundamental completo, idade mínima de 18 anos e um certificado de, no mínimo, 60 horas de Inglês Básico 1 ou equivalente. Já para o Libras Básico, é necessário ter completado o ensino fundamental e ter pelo menos 15 anos de idade.
Período de matrícula e local
As inscrições poderão ser feitas presencialmente no Registro Acadêmico do Campus Brasília, situado na SGAN 610, Asa Norte. O atendimento estará disponível até o dia 20 de fevereiro de 2026, das 8h às 17h. Vale ressaltar que, devido ao critério de ordem de chegada, o processo pode ser encerrado antes do prazo caso todas as vagas sejam ocupadas. Informações adicionais e o edital podem ser acessados na página oficial de seleções do IFB.
Com informações de Horabrasil






