Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

CONCURSO

Justiça dá prazo de 20 dias para que Estado convoque aprovados no concurso dos Bombeiros

Publicado em

Foto: Reprodução/CBMAC

O Governo do Acre deverá convocar, no prazo de até 20 dias, 249 aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Acre para que iniciem o curso de formação.

A determinação é da 2ª Vara de Fazenda Pública da Comarca de Rio Branco que deferiu pedido de tutela provisória de urgência.

A magistrada, Zenair Bueno, titular da unidade judiciária, estabeleceu pena de multa diária no valor de R$ 1 mil caso o prazo determinado não seja cumprido.

Continua depois da publicidade

O Ministério Público Estadual (MPAC) ajuizou ação civil pública para que os soldados iniciem o curso de formação.

Em defesa, a Procuradoria do Estado do Acre justificou a impossibilidade da convocação em razão do período eleitoral e final do mandato do Chefe do Poder Executivo.

A PGE enfatizando as vedações contidas na Lei de Responsabilidade Fiscal e ao final formulou pedido subsidiário sustentando que, na remota hipótese de deferimento da tutela de urgência, pretende aproveitar parte do cadastro de reserva.

Decisão

A juíza de Direito Zenair Bueno fundamenta que a homologação do certame foi publicada em 30 de junho de 2022 (antes do período de proibição da Lei 9.504/97). Ela argumentou ainda que existe disponibilidade financeira e orçamentária para as convocações pretendidas e que as nomeações requeridas são imprescindíveis para a manutenção de serviço público essencial de segurança.

“É matéria fática incontroversa a necessidade de nomeação imediata dos candidatos aprovados no certame. Embora o Ministério Público alegue déficit de 1.342 combatentes e o Estado defenda a existência de apenas 249 vagas, é fato que o serviço do Corpo de Bombeiro Militar do Estado do Acre está colapsando por falta de pessoal”, diz trecho da decisão.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress