CULINÁRIA
“Churrascotone” ou “Sushitone”: panetones diferentões fazem sucesso na internet
O panetone é um dos pratos mais tradicionais na mesa dos brasileiros no fim de ano. Tem muita gente que considera, inclusive, que a temporada do natal só começa quando as prateleiras dos supermercados são preenchidas pelas caixas com a sobremesa dentro.
A versão clássica, com as frutas cristalizadas, surgiu na Itália, há mais de 500 anos, justamente para ser uma sobremesa da festividade. O chocotone, que substitui as frutas por gotas de chocolate, também já se tornou tradicional.
No Brasil, a receita é adorada, mas o que têm chamado atenção são as novas versões de panetones “diferentões” que vêm sendo criadas. Tem panetone de costela e queijo, apelidado de “churrascotone”, e tem também a versão com salmão e cream cheese, o “sushitone”.
As receitas inusitadas não passam despercebidas. Quem decidiu arriscar e colocou à venda garante que têm sucesso e lucro. Este é o caso da Mayra Stetner e do Maykon Depizzol, donos de uma loja que vende comida oriental no interior do Paraná. O casal se mudou de Sorocaba (SP) para Calópolis (PR) e decidiu investir na montagem de um restaurante japonês delivery. Em entrevista ao portal O Tempo, eles contam que começaram a produzir o “sushitone” nesta semana e estão surpresos com a procura:
“Eu amo comida japonesa, meu marido cozinha super bem e vimos na venda de comida oriental a oportunidade de um negócio. A gente se mudou para Calópolis no início do ano, o restaurante tem um mês e meio e a procura pelo “sushitone” surpreendeu, está alta. Já temos encomendas para essa semana mesmo e além da nossa cidade, vendemos até para cidades vizinhas”, conta.
A empresária acredita que investir em novidades é um risco que vale a pena:
“Eu vi que o “sushitone” estava bombando na internet, muitos vídeos viralizando e decidimos fazer. O público que gosta de comida japonesa é muito fiel. O que a gente está fazendo é uma novidade e as pessoas ficam interessadas nisso”, afirma Mayra.
O panetone de sushi é vendido pelo casal a R$ 96,00. Ele é feito com salmão grelhado ou fresco e cream cheese. Pesa aproximadamente 3Kg e tem o tamanho tradicional da receita.
O panetone de churrasco
Outra versão diferente da receita e que vêm fazendo sucesso na internet é o “Churrascotone”, feito com costela e queijo. O prato na versão salgada foi desenvolvido pelo churrasqueiro José Mateus, que tem mais de 800 mil seguidores nas redes sociais.
Este tipo inusitado de panetone é feito com pão de calabresa, costela desfiada, queijo minas e queijo mussarela. Muitos internautas aprovaram a versão e até pediram a receita para o chefe: “Dá pra postar a receita agora, irmão? Teremos um problema? Vou precisar tratar isso na terapia? Me ajudaaa”. O vídeo com o prato tem quase 200 mil visualizações.
A receita ainda não está a venda, mas o churrasqueiro José Mateus já declarou para os seguidores que no ano que vem pretende comercializar:
“Fiz só para o Instagram, mas ano que vem meu restaurante está aberto e a gente faz para encomenda”, contou o chefe.
Veja o prato: