Com o retorno dos trabalhos na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal de Rio Branco, os jogos começaram e, dentre os destaques deste início, já houve o posicionamento da atual vice-governadora, que a partir de agora será Mailza Cameli.
Uma estratégia inteligente da sua nova assessoria, que quer vincular diretamente Mailza a Gladson, já que desde o início a vice-governadora não decola. O cerimonialista da Assembleia, ao anunciar a vice-governadora, pareceu remeter aos tempos antigos dos reis, como se estivesse apresentando alguém da realeza com a bênção do rei. Veremos se a nova estratégia irá funcionar.
Racha entre Câmara e Prefeitura
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), enviou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a emenda à Lei Orgânica Municipal nº 39/2025 para o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC).
O vereador José Aiache (PP) se manifestou sobre o assunto e disse que o prefeito poderia ter buscado o diálogo com os vereadores. Vem por aí mais um cabo de guerra entre a Prefeitura e a Câmara? Veremos.
Bittar abandonará Bocalom?
Após a declaração de Gladson Cameli (PP) de que a aliança entre PL e PP depende mais de Bittar do que dele, deixa-se o espaço bem aberto para negociações que beneficiem o senador do PL. Com o cenário a seu favor, fica a pergunta: Bittar vai abandonar Bocalom? O atual prefeito, pré-candidato a governador, irá nesse barco só?
Abertura dos trabalhos na Aleac e Câmara Municipal de Rio Branco
Foi o de sempre: o governador e o prefeito elogiando seus mandatos, o pessoal da base aplaudindo e os opositores cutucando algumas feridas.
Nos bastidores, já há início de conversas para a disputa deste ano, alguns alinhamentos, outros atrás de algum benefício. O de sempre.
Bom mandato e decisão sensata
Não é este colunista que está falando, mas uma ala do Progressistas, aliados de Gladson Cameli e até uma parte da sociedade, sempre externaram que Nicolau Júnior (PP) seria o melhor nome para disputar o governo no lugar de Mailza.
Depois do martelo ser batido em torno do nome da vice-governadora, Nicolau anunciou que irá para a reeleição. Um bom nome, fez um mandato acima da média e tomou uma decisão sensata. Como diz o ditado popular: “vão os anéis e ficam os dedos”.
Se preparem
Quem tiver teto de vidro que se prepare, porque daqui para frente o que vai ter de gente denunciando, mostrando tudo para ver se cai nas graças da população não estará no gibi. Ano de eleição, os salvadores do estado aparecerão de todos os lugares.




