ECONOMIA
Economizar é a principal meta dos brasileiros para 2026, aponta pesquisa Datafolha

SÃO PAULO — Economizar dinheiro é o objetivo número um dos brasileiros para o ano que vem, conforme pesquisa do Datafolha. Entre os 14 metas listadas pelo instituto, a prática foi selecionada por 44% dos entrevistados — ficando acima de passar mais tempo com família e amigos (37%) e melhorar alimentação ou iniciar atividade física (ambos com 25%).
Esta é a primeira vez que o Datafolha pergunta sobre metas para o próximo ano, por isso não há base comparativa com anos anteriores. A pesquisa ouviu 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em todo o Brasil, distribuídas em 113 municípios, com margem de erro de 2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Pessoas de diferentes perfis já estão se preparando para alcançar esse objetivo. Isabel Ribeiro, 23, assistente de RH, começou em setembro a poupar em caixinhas de bancos digitais para uma viagem ao Japão com amigas daqui a cinco anos. Sua meta para 2026 é guardar R$ 500 por mês: “Confesso que investimento não é meu forte, mas quero ter R$ 6.000 guardados até o fim do ano”.
Já a artista autônoma Bruna Lemberg, 26, tem um plano mais voltado a segurança financeira: ela comprou um apartamento na planta em 2025 e quer adiantar de quatro a seis parcelas do financiamento para se proteger de imprevistos. “Sou autônoma, é uma profissão muito instável — um dia ganho bem, o outro mês nem tanto”, explica.
Outro objetivo que apareceu no ranking foi trabalhar por conta própria ou abrir um negócio, escolhido por 23% dos entrevistados.








