Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

ECONOMIA

Ibovespa atinge 132,7 mil pontos e bate novo recorde; dólar cai a R$ 4,86

Publicado em

Repercutindo a queda dos preços nos Estados Unidos, o dólar fechou em queda de 0,54%, a R$ 4,8604 nesta sexta-feira (22). Na semana, a moeda americana acumulou baixa de 1,55% e, em dezembro até agora, queda de 1,10%.

O PCE (inflação americana de consumo pessoal), o índice de preços mais acompanhado pelo Fed (banco central dos EUA), de novembro caiu 0,1% na leitura mensal, o primeiro recuo desde abril de 2020, enquanto economistas esperavam estabilidade. Na comparação com novembro de 2022, a alta foi de 2,6%, também menos do que o previsto (2,8%). Em outubro, o PCE anual foi de 3%.

A meta do Fed para a inflação é de 2%. Quanto mais longe da meta, há menos chances da autoridade cortar juros na primeira metade de 2024.
“Esses dados nos mostram que a virada inflacionária ocorreu há algum tempo e, à medida que avançamos no futuro, os efeitos de base continuarão a se manifestar. Isso ajuda a confirmar a ideia de um corte nos juros já em março”, disse David Russell, chefe global de estratégia de mercado da TradeStation.

Continua depois da publicidade

Excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, o PCE aumentou 0,1% em novembro. O chamado núcleo do PCE avançou 3,2% em relação ao ano anterior em novembro, depois de alta de 3,4% em outubro.

A grande maioria do mercado (75,4%, segundo a plataforma CME) aposta que o juro americano será reduzido em 0,25 ponto percentual em maio. Na semana passada, esse percentual era de 62,7%.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress