Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

ECONOMIA

Maioria diz que vai gastar menos no Natal de 2023, aponta pesquisa

Publicado em

Em que pesem as aspirações do varejo, a maior parte dos brasileiros pretende gastar menos com produtos e serviços no fim deste ano, período que inclui o Natal, do que gastou na mesma época do ano passado. É isso o que mostra uma pesquisa do Instituto Travessia, de São Paulo, realizada com exclusividade para o Metrópoles.

De acordo com o levantamento, feito em 11 capitais brasileiras (veja lista abaixo), 41% das pessoas ouvidas afirmaram que reduzirão as despesas no fim deste ano, na comparação com 2022. Outros 17% dos entrevistados disseram que manterão o mesmo patamar de consumo.

Juntos, os que vão fechar a carteira e os que vão preservar o nível de dispêndios somam 58% do total de pessoas ouvidas na enquete. Um grupo de 37% afirmou, contudo, que quer aumentar os gastos e 5% não souberam ou não quiseram responder à questão (veja quadro abaixo).

Continua depois da publicidade

Flourish logoA Flourish chart

Roupas na liderança

As roupas, com 29% das escolhas, estão entre os artigos mais desejados pelos consumidores. Elas ocupam o primeiro lugar na lista de prioridades de compras. A seguir, para 19% do total, vêm a aquisição de bens duráveis, como geladeiras, TVs. À pergunta “em que você pretende gastar mais no fim deste ano?”, porém, 15% disseram que não vão consumir absolutamente nada. Esses não vão abrir a carteira (veja quadro abaixo).

Flourish logoA Flourish chart

Os brasileiros também mostraram grande disposição para se divertir no fim de 2023. Em quarto lugar na lista de compras mais cobiçadas ficaram, com 9% das escolhas, as despesas com restaurantes, bares e festas. A quinta posição foi ocupada pela intenção de adquirir um celular, com 7%.

13º das dívidas

Segundo a enquete, os brasileiros também já definiram que uso querem dar ao 13º salário de 2023. Do total de pessoas ouvidas, 57% querem pagar dívidas. Outros 23% afirmaram que vão economizar esse dinheiro e apenas 15% se dispuseram usá-lo no consumo de produtos e serviços.

“Esse dado mostra que o brasileiro busca desperdiçar menos”, diz Renato Dorgan Filho, sócio e analista do Travessia. “Isso talvez seja fruto do susto provocado pela pandemia, quando muitos se viram sem reservas para enfrentar uma crise incerta.”

A pesquisa do Instituto Travessia foi feita em 10 capitais estaduais (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Manaus, Cuiabá, Belém e Recife) e em Brasília, entre os dias 4 a 6 de dezembro. A amostra da enquete foi de 800 entrevistas, realizadas por telefone. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress