ENTRETENIMENTO
Após decisão da Band, Datena não voltará ao ‘Brasil Urgente’
José Luiz Datena, de 67, não comandará mais o Brasil Urgente, tradicional programa policial da Band. Segundo Daniel Castro, o presidente da emissora, Johnny Saad, tomou a decisão, juntamente com o apresentador e ex-candidato à Prefeitura de São Paulo, em reunião realizada na terça-feira, 29. O jornalista comandou o folhetim por mais de 20 anos e, ao que parece, deve ser substituído por seu filho, Joel Datena.
Na reunião de terça-feira, 29, ficou acordado que Datena e Band voltarão a conversar em janeiro de 2025 sobre um possível novo programa, algo voltado para o universo do entretenimento. A saída do jornalismo era algo desejado pelo apresentador há alguns anos. Ele e a emissora, inclusive, já realizaram algumas tentativas — todas sem sucesso — de reposicioná-lo como apresentador de programas mais ‘soft’. Alguns exemplos são os programas Quem Fica em Pé (2012-13) e Agora é Com Datena (2018).
Segundo fontes da emissora, a alta cúpula da Band considera também que a candidatura de Datena à Prefeitura de São Paulo manchou sua imagem como apresentador, visto que, além da cadeirada em Pablo Marçal no debate, ele terminou o primeiro turno das Eleições 2024 com menos de 2% dos votos válidos.
Para fechar a equação, Joel Datena, que ficou responsável em substituir o pai, conseguiu manter boa parte da audiência durante o período da ausência do titular. Alguns pontos foram perdidos, mas ele manteve o suficiente para deixar a Band numa briga justa contra o principal adversário do horário, o SBT.
Em seu perfil no Instagram, José Luiz Datena não se pronunciou sobre o assunto. A equipe de reportagem do Terra procurou a assessoria da Band para tentar confirmar as informações, mas até o momento não houve resposta. O espaço segue aberto para os dois lados, jornalista e TV, se pronunciarem futuramente.