ENTRETENIMENTO
Após fim de programas e demissões, SBT diz que mudanças são ‘homenagem a Silvio’
O SBT tentou justificar as recentes mudanças em sua programação como uma homenagem a Silvio Santos (1930-2024), que era conhecido justamente por colocar e tirar programas do ar de um dia para o outro. Nas últimas semanas, a emissora decretou o fim de atrações como o Chega Mais (2024) e o Programa Raul Gil (2010-2024), além de promover uma série de demissões em vários departamentos.
Uma chamada citando o criador da rede começou a ser veiculada na madrugada desta segunda (9). “Essa semana, nosso fundador completaria 94 anos de vida”, inicia o texto. Silvio fazia aniversário em 12 de dezembro.
“Durante a vida dele, ele foi reconhecido por muitas coisas. E uma delas eram as mudanças na programação. Em homenagem a ele, na semana que seria o aniversário dele, decidimos mudar nossa programação para essa temporada de verão já com muitas novidades”, continua.
“Seguindo e honrando os passos dele, nossa missão é ter uma programação que agrade o público brasileiro, com conteúdo que leve o jeito SBT de ser para a casa das pessoas. Nosso principal objetivo é agradar você com o nosso conteúdo e ter você com a gente todos os dias. Queremos te alegrar, te divertir, te informar e, mais do que qualquer coisa, estar presente na sua vida”, diz.
“Que você tenha um final de ano especial e um 2025 extraordinário. Esses são nossos votos para você e sua família. Amamos o que fazemos e para quem fazemos, amamos você. Esse é só o começo. Em 2025, tem muito mais novidades vindo por aí”, promete a chamada.
Assista à chamada:
Como fica a programação do SBT?
Nesta segunda (9), José Luiz Datena assume o comando do Tá na Hora. Na sequência do Primeiro Impacto e do SBT Brasil, o mexicano Chaves (1973-1980) retorna à programação. Já Chapolin (1973-1979) irá ao ar após A Caverna Encantada.
Após a nova chamada viralizar nas redes sociais, a emissora enviou um comunicado à imprensa com a grade atualizada. Confira:
5h – SBT News – Manhã – com Darlisson Dutra
7h30 – Primeiro Impacto – com Marcão do Povo
11h – Primeiro Impacto local – com Márcia Dantas e Daniele Brandi
12h45 – Chaves
13h30 – Carinha de Anjo
14h15 – Quando Me Apaixono
15h – Meu Caminho é Te Amar
15h30 – Fofocalizando
16h45 – Tá Na Hora – com José Luiz Datena
18h30 – Tá Na Hora local – com José Luiz Datena
19h45 – SBT Brasil – com Cesar Filho
20h45 – Chaves
21h05 – A Caverna Encantada
22h – Chapolin
22h20 – Programa do Ratinho
23h20 – Arena SBT (segunda), Cine Espetacular (terça), A Quarta É Sua (quarta), A Praça É Nossa (quinta), É Tudo Nosso (sexta)
0h30 – The Noite com Danilo Gentili
1h15 – Operação Mesquita
1h45 – SBT Podnight
2h15 – SBT News – com Marcelo Casagrande
A emissora retirou da programação a reprise de As Aventuras de Poliana (2018) e informou que o público pode assistir à novela no +SBT. Entretanto, as novidades da grade ainda não constavam no site oficial do SBT nesta manhã.
Crise no SBT
Na sexta (6), os apresentadores Michelle Barros, Paulo Mathias e Regina Volpato se despediram do Chega Mais após oito meses. O buraco deixado pela matinal acabou preenchido pelo SBT News e pelo Primeiro Impacto.
O apresentador Raul Gil foi dispensado após 14 anos no ar também na sexta (6). Em uma publicação nas redes sociais, o veterano relembrou a trajetória à frente do Programa Raul Gil e confirmou o fim da atração.
No último dia 14, o SBT demitiu centenas de funcionários para evitar um rombo milionário e tirou do ar o SBT News –que acabou voltando para a grade uma semana depois.
A emissora enviou flores aos demitidos e disse, em nota à imprensa, que “expressa sua profunda gratidão aos colaboradores que ajudaram a construir a história da emissora”.
Como o Notícias da TV antecipou em junho, o SBT trabalhava no meio do ano com uma previsão de rombo de cerca de R$ 100 milhões em 2024, devido aos novos investimentos em programas que não decolaram e à queda nas receitas publicitárias.
As demissões começaram em agosto. O último passaralho (jargão para demissões em grande escala) visa não apenas reduzir o prejuízo de 2024, mas, principalmente, ajustar a estrutura para 2025.
A emissora já realizou neste ano demissões e cortes de cerca de 20% de seus custos. A cúpula da empresa havia determinado a todos os programas da casa um corte de gastos que deve atingir pelo menos R$ 20 milhões até dezembro, sem contar demissões. Os diretores de programas foram orientados a reduzir gastos com convidados, viagens, transporte e horas extras.
Também para reduzir custos, a estreia do Eita Lucas!, programa a ser apresentado pelo influenciador Lucas Guimarães, foi adiado três vezes. A atração, que inicialmente estrearia em maio, só vai ser lançada em 8 de março do ano que vem. E será parcialmente bancada pelo próprio apresentador.