ENTRETENIMENTO
Ator que protagonizou ‘Central do Brasil’ relembra ida ao Oscar com quatro dedos quebrados

Vinícius de Oliveira era uma criança quando foi ao Oscar por ter protagonizado o filme ‘Central do Brasil’ ao lado de Fernanda Montenegro. Ansioso por este domingo, 2, quando ‘Ainda Estou Aqui’ concorre a três estatuetas na premiação, ele compartilhou uma lembrança especial — e curiosa — de sua ida ao tapete vermelho.
A foto é de 1999 e Vinícius usava uma ‘botinha’. Isso porque, como conta, foi para a cerimônia com quatro dedos do pé esquerdo quebrados – fraturados em uma partida de futebol.
Vinícius hoje tem 39 anos. Quando criança, foi descoberto por Walter Salles, o mesmo diretor de ‘Ainda Estou Aqui’, no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, enquanto engraxava sapatos. A partir disso, o menino nascido e criado no Complexo da Maré se viu no elenco de ‘Central do Brasil’.
Na época, ‘Central do Brasil’ disputou na categoria de Melhor Filme Estrangeiro e Fernanda Montenegro foi indicada a melhor atriz no Oscar, mas os prêmios não vieram. Os concorrentes que levaram as estatuetas foram o filme ‘A Vida É Bela’ e a atriz Gwyneth Paltrow, respectivamente.
‘Ainda Estou Aqui’ no Oscar
A 97ª cerimônia do Oscar será realizada neste domingo, 2 de março, nos Estados Unidos. No Brasil, a Globo transmitirá o evento na TV aberta e no Globoplay. O Terra acompanhará o evento em tempo real.
Com o filme ‘Ainda Estou Aqui’, o Brasil concorre em três categorias: Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz (Fernanda Torres) e Melhor Filme. Caso vença as duas últimas, será um feito inédito para o cinema nacional.
