Rio de Janeiro (RJ) – 16 de janeiro de 2026 – Ainda nos primeiros dias do BBB 26, Alberto Cowboy já demonstra potencial para reescrever sua trajetória no reality da Globo. Há quase duas décadas, o mineiro deixou o BBB 7 rotulado como um dos maiores vilões da história do programa, majoritariamente por sua postura estratégica. Hoje, como Veterano, ele já conquistou a simpatia de parte do público, que reconhece ter enxergado suas atitudes de forma equivocada na época.
Um dos principais fatores dessa mudança de percepção é a valorização atual do perfil de participante que joga abertamente – algo que não era tão bem visto em 2007. O empresário não se esconde de sua intenção de chegar longe na competição, o que ficou claro quando resistiu por mais de 26 horas na primeira Prova do Líder, disputando a reta final contra Jonas Sulzbach. A disputa fez muitos internautas relembrarem sua antiga rivalidade com outro brother marcante: Diego Alemão, vencedor da sétima edição.
Naquele ano, os embates entre Cowboy e Alemão foram pontos altos da temporada – entre eles, a prova de resistência em gaiola e os movimentos que levaram Alemão e sua parceira Íris Stefanelli ao paredão, separando o casal queridinho da casa. A coincidência não passa despercebida: a Globo implementou os paredões triplos na edição seguinte. Se na época essas atitudes foram rotuladas como “pura maldade” contra os mocinhos, hoje um participante que se posiciona e joga com inteligência é visto como um diferencial para movimentar a competição, especialmente com mais de R$ 5 milhões em prêmio.
Repercussão mostra mudança de coração do público
Nas redes sociais, o Veterano já desponta como um dos favoritos da galera. “Tô sentindo que o Cowboy vai sair de um dos maiores vilões do BBB para o queridinho do Brasil. O cara vem se destacando e caindo no gosto da galera!”, comentou o usuário Janielson no X.
Outro internauta, Dinho, valorizou a trajetória do participante: “Imagina vencer seu rival na prova de resistência mais épica do BBB, voltar 19 anos depois e ganhar outra prova batendo seu recorde? Alberto Cowboy, teu nome tá marcado na história!”. Já Keka Rueda admitiu uma mudança de opinião: “Odiei o Cowboy no BBB 7, mas até o momento estou gostando dele nesse BBB. Grata surpresa!”.
Guilherme Pinheiro também confessou ter mudado de ideia: “Acho que o Cowboy foi literalmente a pessoa que eu mais torci contra na história do BBB e agora tô simpatizando com ele”. Jéssica destacou a evolução na percepção do público: “Hoje, ele não seria mais cancelado. Antigamente era ‘antiético’ no BBB combinar votos e falar de jogo, hoje em dia o povo quer ver jogadores inteligentes, e isso o Cowboy é”.
Comentários como “Minha torcida é 100% Cowboy, e acho que ele vai ganhar o BBB”, de Natallia David, e “Posso estar muito enganada, mas sinto que o Cowboy veio pra fazer história no BBB de novo”, de Mari, reforçam o bom momento do participante. A usuária @rancissaa lembrou o porquê do antigo rejeição: “Fui relembrar porque o Alberto Cowboy era odiado e descobri que foi porque ele foi o maior estrategista do BBB 7 a ponto de mudar a dinâmica do programa”.









