PUERTO MALDONADO (PERU) / RIO BRANCO (AC) – Pedro Henrique, o “Berranteiro das Américas”, continua sua jornada épica pelo continente, com destino ao Acre nos próximos dias. Conhecido nas redes sociais por sua trajetória que valoriza a cultura rural e os laços com os animais, o viajante saiu de Barretos (SP) acompanhado do cão Bastião e percorreu milhares de quilômetros até os Estados Unidos a bordo da Ford F1000 apelidada de “Milona”.
Agora, na segunda fase da expedição, o plano inicial era retornar ao Brasil montado em duas mulas – Ada e Oklahoma – como forma de resgatar meios tradicionais de deslocamento. No entanto, entraves burocráticos obrigaram os animais a permanecerem no Panamá, fazendo com que o viajante adaptasse seu roteiro.
Camionete em conserto no Peru antes da travessia para o Acre
Em publicação nas redes sociais nesta quinta-feira (22), Pedro informou que se encontra em Puerto Maldonado, no Peru, onde aguarda peças para consertar a “Milona”. Após concluir os reparos, a expectativa é que ele cruze a fronteira com o Brasil por Assis Brasil, no interior do Acre, nos próximos dias.
Apesar do imprevisto com as mulas, o viajante mantém o objetivo de retomar a jornada com os animais assim que estiver em território brasileiro. O plano é reencontrar Ada e Oklahoma para dar continuidade à trajetória, mantendo viva a proposta de valorizar práticas e modos de vida ligados ao campo.










