ENTRETENIMENTO
Bonner avisou a Globo que quer sair em abril e substituto será um destes três
O apresentador da Globo William Bonner decidiu se aposentar do Jornal Nacional e deve deixar a bancada até o dia 16 de novembro, quando completará 60 anos, mas é possível que ele deixe o telejornal já em abril, quando completará 27 anos no posto que assumiu em 1996 (o mesmo tempo que Cid Moreira ficou na bancada).
A saída do jornalista do programa não é novidade e ele queria deixar o programa ainda no ano passado, mas teria sido convencido a ficar até depois das eleições.
Como a Globo sabia que seria um momento conturbado, avaliou que era primordial ter Bonner no comando do principal telejornal e não um novato, ainda que um nome conhecido.
Mas Bonner não deve deixar nem o Jornal Nacional e nem a Globo por enquanto. Sua saída deve ser somente da bancada do programa. Por enquanto ele continuaria como editor-chefe da atração por um ano ou dois.
Com contrato até 2025, ele já falou, inclusive em entrevistas, quando Fátima Bernardes foi para o entretenimento, que ele também poderia migrar de área. Mas em entrevista a Cristina Padiglione, da Folha de S. Paulo, em 2022, Bonner sugeriu que seu futuro ainda está no jornalismo, mesmo que não seja no JN:
“Meus planos profissionais estão todos concentrados no ‘Jornal Nacional’ e em projetos do jornalismo da Globo para os quais fui e ainda vier a ser escalado. Estou completando nesses dias de junho exatos 36 anos na Globo e me sinto com energia e disposição para seguir por muito tempo no desempenho de um trabalho que considero de enorme relevância para o nosso país”.
Oficialmente a Globo nega a informação há meses, mas vale lembrar que a emissora também negou de pés juntos que Faustão iria deixar o canal. Boninho, um dos diretores mais influentes, chegou a definir como “fake news” a saída de Fausto. E o canal está certo, do seu ponto de vista. Anunciar a saída antes da hora de um grande nome atrapalha o setor comercial.
Substitutos de William Bonner
Alguns nomes despontam como francos favoritos ao posto de Bonner, mas um fator é essencial: idade. Longevidade é um benefício quando se fala em TV aberta e no programa de maior audiência do jornalismo. A emissora não quer alguém que precisará trocar em breve.