Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

ENTRETENIMENTO

Capoeiristas do Grupo Axé promovem atividades em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra

Publicado em

O Grupo Axé Capoeira, por meio da Associação Cultural e Desportiva Axé Capoeira do Acre, realizou uma atividade com danças e roda de capoeira em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. O evento aconteceu na noite desta quarta-feira (20), no Centro de Treinamento Axé Capoeira do Acre, localizado na Rua da Lua, no bairro São Sebastião, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.

O evento foi idealizado como uma ferramenta de transformação social e reflexão no combate ao racismo e ao preconceito religioso. A capoeira, ainda hoje, sofre preconceito e discriminação por ser associada a religiões de matriz africana, mesmo sendo reconhecida como patrimônio imaterial da humanidade, patrimônio cultural e esporte de identidade nacional.

Continua depois da publicidade

Durante o evento, foram realizadas apresentações de danças típicas da cultura afro-brasileira, como samba-reggae, dança afro e maculelê, além de capoeira solo e a tradicional roda de capoeira.

“A ação, em plena Semana da Consciência Negra, busca valorizar e difundir a cultura afro-brasileira, especialmente com a capoeira, que é uma manifestação de resistência e luta. É um convite para que o público entenda o papel da capoeira na construção da identidade cultural e racial do nosso país. A roda naturalmente aborda questões de identidade, cultura negra e consciência. Esperamos ter promovido uma reflexão aberta sobre o racismo, a inclusão e o papel da capoeira como ferramenta de transformação social e cultural”, declarou um dos organizadores do evento.

Continua depois da publicidade

As atividades no mês da Consciência Negra também incluíram apresentações de rodas de capoeira em várias escolas e centros culturais. “O público, principalmente jovens e crianças, tem se envolvido e mostrado grande interesse, o que reforça o impacto positivo da capoeira como prática de inclusão e transformação. Essas atividades nos permitem destacar a importância da herança africana e ajudar os jovens a se identificarem e se orgulharem de suas raízes. É uma maneira de educar além da sala de aula, aproximando a comunidade de suas próprias histórias”, afirmou a Graduada Pimenta, que também é coreógrafa do projeto.

O Grupo Axé Capoeira e a Associação Cultural e Desportiva Axé Capoeira do Acre já desenvolvem atividades com a capoeira em seus múltiplos aspectos, como dança, musicalidade, percussão e aulas práticas. É possível entrar em contato pelo WhatsApp e telefone (68) 99218-8938 ou acompanhar os trabalhos desenvolvidos por meio do Instagram @axecapoeiraacre.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement