ENTRETENIMENTO
Com DNA de Faustão, ‘Programa do João’ enfrenta troca-troca e cenário hostil
João Silva, de 19 anos, realiza neste sábado, 21, um grande sonho: ter seu próprio programa de televisão. Após estrear como um dos integrantes da atração do pai, Faustão na Band, o jovem vai ter o seu espaço.
Expectativa comercial: idealizado e executado em dois meses, o Programa do João entra na programação da Band como nova aposta comercial, chegando com uma cartela polpuda de patrocinadores. Um dos contratos, inclusive, foi fechado pelo próprio João Silva.
DNA de Faustão: se por um lado a expectativa do comercial é alta, a do público não fica para trás. Sem formato fixo, o Programa do João carrega assumidamente muitas semelhanças com o trabalho que seu pai fez por décadas na televisão. Até diretores que trabalharam com Faustão na Globo e na Band, Beto Silva e Cris Gomes, o rapaz “herdou”.
“Toda vez que a gente percebia que estava criando algo com a cara [DNA] do Faustão, a gente rasgava a ideia e começava tudo do zero. Esse programa foi pensado para um público diferente, tem a cara e o nome do João”, disse Beto Silva, em coletiva de imprensa.
Troca-troca constante: sem formato, as únicas coisas fixas do programa atualmente são: João, o mascote Cachorrão e uma co-apresentadora que será escolhida a partir de concurso.
Fora isso, tudo pode e vai mudar. As informações foram divulgadas pelos próprios diretores:
O programa será gravado em 2023, mas em 2024 passará a ser ao vivo.
O programa começa gravado no Teatro Itália (SP), mas no segundo semestre de 2024 entra numa fase itinerante. A ideia é levar a atração para fora do eixo Rio-SP.
A comitiva, inclusive, carrega referência ao trabalho do pai: o Caminhão do Faustão.
Com exceção do concurso, não há quadros ainda, todos eles ainda serão criados.
Cenário hostil: com 19 anos, João Silva possivelmente será o apresentador mais jovem em rede nacional da atualidade. O panorama da concorrência, porém, não é para iniciantes. Competindo na mesma faixa que Jornal Nacional e da novela na Globo, ele terá trabalho para se destacar. A pressão, aparentemente, não preocupa João ou seus diretores, que apostam na máxima de “errar até acertar”.
“Eu sou muito novo e tenho muito a aprender ainda, não tenho medo de não dar certo. Cada décimo que eu conquistar será uma vitória. Sei que vou receber críticas e comparações, mas sinceramente? Foda-s*”, disse João Silva, em coletiva. “Já conversamos sobre isso, ele vai errar e quando isso acontecer, ele vai assumir e assim vamos seguir. Errando, ajustando e acertando”, complementou Cris Gomes.
O Programa do João estreia neste sábado, dia 21 de outubro, das 20h30 às 22h00, direto do Teatro Itália Bandeirantes. A atração poderá ser assistida pela TV ou pelo aplicativo Bandplay.