ENTRETENIMENTO
Corinthians é eliminado, e Mano Menezes nota que o trabalho será um dos mais complicados da carreira
O Corinthians foi presa fácil para o Fortaleza no jogo de volta da fase semifinal da Sul-Americana. Mano Menezes até tentou consertar alguns defeitos, mas não conseguiu por causa do tempo mínimo para a tarefa. Foi a primeira vez dele, nesse retorno, no banco de reservas do Timão, já que no clássico com o São Paulo, na derrota por 2 a 1, estava suspenso. Quem comandou o time no sábado passado foi o auxiliar Sidnei Lobo.
Apesar de toda a luta de Mano Menezes e dos ‘garotos’ do popular time paulista, o Fortaleza do estrategista Juan Pablo Vojvoda amassou o Corinthians. Com gols de Yago Pikachu, substituindo Marinho, e Tinga, o Leão do Pici pressionou muito e só não conseguiu resultado elástico porque o goleiro Cássio fez grandes defesas.
O meio-campo do Fortaleza é especialista em pressão alta. Zé Welison tem mais força física. Pochettino é armador, é mais leve e encosta muito nos atacantes. Caio Alexandre aparece mais atrás e faz a criação com passes precisos. Em vários momentos, os três se encontravam dentro da área do adversário. Em um lance inacreditável, todos os três tentaram chutar a gol.
O Timão foi dominado. Foi terra arrasada. Mano Menezes terá uma tarefa complicada. O técnico precisará alcançar o melhor trabalho da vida, pois a equipe tem setores bagunçados, falta de confiança de alguns jovens valores que já demonstraram competência em passado recente e má fase do setor ofensivo. Yuri Alberto voltou ao normal e perdeu uma chance inacreditável. Ele é o artilheiro dos poucos gols.
A primeira missão de Mano era se classificar à final da Sul-Americana. Não conseguiu. Não posso chamar de fracasso, pois o jogo de volta da fase semifinal da segunda competição das Américas em importância foi praticamente a reestreia do técnico.
Agora, o objetivo é não cair para a Série B do Brasileirão, e está bem complicado. O time está mal tecnica e emocionalmente. O Corinthians está com 30 pontos na competição nacional da elite do país, ou seja, com apenas quatro acima do primeiro na zona de rebaixamento, o Vasco.
O Internacional, que enfrenta o Fluminense no Beira-Rio pelo jogo válido pela ida da fase semifinal da Libertadores, está logo atrás do Timão, em 14º, com 29. Santos e Goiás se encontram abaixo com 27.
O Fortaleza é o primeiro time nordestino classificado para uma final de competição da América do Sul. A final da Conmebol Sul-Americana será no dia 28 de outubro, em Punta del Este, no Uruguai. Provavelmente, o adversário será a LDU, que venceu o argentino Defensa y Justicia no jogo de ida por 3 a 0. A partida de volta será hoje (quarta-feira, dia 4).
Abraços boleiros, sul-americanos e sem crise.