ENTRETENIMENTO
Decidida a focar na carreira, Vanessa Lopes critica machismo: “Homens têm medo”
Vanessa Lopes, de 21 anos, é um fenômeno da atualidade. Conhecida como ‘Rainha das Dancinhas‘, ela possui 29 milhões de seguidores só no TikTok, mas, somando com os números do Twitter e Instagram, esse chega a 43 milhões.
A marca expressiva está lhe rendendo sucesso internacional. Em julho, ela viaja para Portugal para apresentar o BR Fest, festival de praia dedicado à cultura brasileira em no país.
Ser Vanessa Lopes, no entanto, não é só dança, viagem e festa. Em março, a digital influencer se submeteu a quatro cirurgias: correção do desvio de septo, retirada das amígdalas, retirada de bolsas nasais e retirada de nódulos nas cordas vocais.
No pós-operatório, ela ficou uma semana sem falar. Dois meses depois, os cuidados continuam e, vira e mexe, se abusar, ela ainda fica sem voz. Vanessa agora passa por sessões constantes de fonoaudiologia e aulas de canto para fortalecer os músculos. Além disso, ela reduziu os hábitos prejudiciais à saúde, como a ingestão de álcool e o vício em cigarro eletrônico.
Sua meta agora é focar na carreira e em um estilo de vida mais saudável.
“Eu era viciada em vape [cigarro eletrônico], larguei isso faz um ano e meio já. Foi a melhor coisa que fiz. Larguei a bebida também. Não vou dizer que parei de vez, porque estaria mentindo, mas estou evitando muito, porque é algo que atrapalha nessa vida fitness e esportiva, ainda mais depois das minhas cirurgias”, destaca.
Das dancinhas para os vocais
Todos esses cuidados, além da saúde pessoal, envolvem também um novo projeto de trabalho: alavancar sua carreira na música. Ela já se experimentou no ramo com Chapadinha na Gaveta, canção na qual divide os vocais com Gabily, mas este ano quer investir mais no objetivo. Para isso, ela tem estudado música e processo de composição e pretende criar um projeto para debutar nas paradas musicais.
Apesar da iniciativa, a carreira de cantora de Vanessa Lopes ainda não tem data certa para ser lançada. Enquanto isso, a influenciadora se prepara para apresentar o BR Fest, festival de música brasileira em Portugal.
Para não fazer feio Vanessa Lopes tem participado de muitas reuniões para se habituar ao português de Portugal, além de ensaiar o roteiro que, segundo ela, é seu ponto fraco. Ela também está envolvida na criação dos looks para o evento e pensa em expandir os horizontes de sua carreira para outros países.
Por exemplo, cerca de 10% de seus seguidores no TikTok são portugueses. O motivo do sucesso, nem ela sabe explicar.
“Pelo o que eu vejo, o que eles mais consomem são as dancinhas”, avalia.
Vítima do machismo
Fama nenhuma blindou Vanessa Lopes do machismo. Disposta a viver o melhor da vida profissional e pessoal, a Rainha das Dancinhas teve seu nome atribuído a diversos supostos romances com famosos, como João Guilherme, Neymar e Gabriel Medina. Alguns ela confirma; outros, não. Independentemente disso, a fama de namoradeira se tornou um estigma e afetou sua saúde mental.
“Já aconteceu de soltarem que estou ficando com alguém e, na realidade, eu não vejo a pessoa há meses. Isso, inclusive, virou um problema. Os homens têm medo de aparecer do meu lado e soltarem que estamos juntos, principalmente os comprometidos. Para mim, esse negócio [de me atribuir affair] é uma desculpa para me diminuir como mulher. Hoje eu tento levar isso na boa com a terapia”, revela.
Atualmente, Vanessa Lopes mora em São Paulo na mesma casa que Gabriel Medina. A rotina juntos, inclusive, tem rendido uma paixão: o surfe. A moça tem aprendido o esporte com ajuda do campeão mundial. Em meio a essa convivência, frequentemente as pessoas especulam um romance entre os dois.
A influenciadora, por sua vez, classifica a relação com o surfista como fraternal. E o motivo que leva as pessoas a ‘shipparem’ tanto os dois é justamente o machismo.
“Sempre vai ter aquela coisa de ‘É impossível um cara desse nível sair com ela só porque ela é legal ou porque quer aprender um esporte [surfe] ou porque são realmente amigos’. A mulher tem sempre que estar na posição de affair, de ficante. É algo complicado, mas estou aprendendo a lidar com o tempo”, acrescenta.
Vanessa conta ainda que, além de cuidar da sua saúde e carreira, resolveu dar uma pausa nos romances, pois muitos dos rapazes são limitados. “Me tratam só como ficante, não abrem espaço para amizade”, resume.
Ao contrário da imagem que pintam nas redes, Vanessa Lopes parece muito mais preocupada consigo mesma do que com os amores que lhe são atribuídos. Em 2023, inclusive, ela quer reforçar essa imagem e focar em seus estudos, na sua carreira e, principalmente, na sua saúde. “É o melhor investimento que a gente faz”, diz.