ENTRETENIMENTO
Entenda por que Guilherme Magon deixou cemitério de costas durante gravações de ‘Vale Tudo’

Responsável por dar vida ao Leonardo Roitman em Vale Tudo, o ator Guilherme Magon foi visto nas gravações do enterro de Odete Roitman (Débora Bloch) realizando uma prática com raízes religosas africanas. Ao sair do Cemitério de São Francisco Xavier, na Zona Norte do Rio, o ator virou de costas.
A prática carrega simbolismo espiritual, conforme o presidente da Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo (Fucesp), Pai Salun, ao virar as costas para a saída, é possível se proteger de carregar energias negativas do local consigo. A prática é indicada para qualquer tipo de visita –seja para visitar o túmulo de um parente ou gravar uma novela– e também permeia outras crenças.
“Ao entrar e sair de frente, de qualquer lugar, acredita-se que que o peito não carrega energia negativa. Como se diz: ‘Ela (energia negativa) te pula nas costas e segura nos teus ombros'”, disse ao Terra.
As chamadas “energias negativas” podem ser espíritos perdidos que buscam “luz e apoio” entre os vivos. “Você saindo de costas, você sai de olhos abertos. De costas, não tem como se proteger”, explicou Pai Salun.
