Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

ENTRETENIMENTO

Escalação de Fernanda Montenegro em ‘Vitória’ gera polêmica nas redes sociais

Publicado em

A Conspiração Filmes divulgou uma foto oficial e a data de estreia de ‘Vitória’, novo filme estrelado por Fernanda Montenegro. A escalação da atriz para o papel-título, inspirado numa pessoa real, causou polêmica nas redes sociais, pois a Vitória da história real era uma mulher negra.

O longa-metragem resgata a história real de Dona Vitória da Paz, uma senhora que, em 2005, aos 80 anos, filmou da janela de seu apartamento o tráfico de drogas em Copacabana, no Rio de Janeiro, e denunciou à polícia.

Continua depois da publicidade

Repercussão nas redes sociais

A escalação da imortal Fernanda Montenegro, hoje aos 94 anos, foi recebida com ressalvas. “Acho que ela é gigante, mas é necessário a gente comentar que a Dona Vitória era uma mulher negra. Ela vivia em anonimato e seu rosto só foi revelado após a sua morte, quando o filme já estava em andamento, mas espero que se tenha uma menção na obra”, apontou uma internauta.

Continua depois da publicidade

“Acho Fernanda Montenegro grandiosa, porém por que não por uma atriz negra interpretando a história de uma pessoa negra?”, indagou outro. Internautas também lembraram que Zezé Motta poderia fazer o papel.

A verdadeira Vitória

A história de Dona Vitória foi revelada em reportagem do jornal Extra em 2005 e também rendeu o livro “Dona Vitória da Paz”, de Fábio Gusmão, que serviu de base para o filme. Aflita com a violência no bairro, ela fez muitas denúncias, mas nada foi feito. Então, decidiu documentar o que acontecia ali com uma câmera. A ação da senhorinha levou cerca de 30 pessoas à prisão, incluindo traficantes e policiais corruptos envolvidos no esquema.

Continua depois da publicidade

Pela denúncia, Dona Vitória entrou no Programa de Proteção à Testemunha e viveu “escondida” por 17 anos. Seu nome verdadeiro, Joana Zeferino da Paz, e sua identidade só foram revelados após a sua morte, aos 97 anos, em fevereiro de 2023, em Salvador, na Bahia.

Tragédia nos bastidores

Continua depois da publicidade

A produção de ‘Vitória’ também tem outra peculiaridade. O filme foi o último iniciado por Breno Silveira (‘2 Filhos de Francisco’), que morreu em maio de 2022, de ataque cardíaco fulminante durante as filmagens. Na época, a identidade real de Dona Vitória ainda era desconhecida, possibilitando aos produtores a imaginarem branca.

Amigo do cineasta e genro de Fernanda Montenegro, o diretor Andrucha Waddington assumiu o projeto para completá-lo. O roteiro é de Paula Fiuza (‘Sobral: O Homem Que Não Tinha Preço’) e a produção é da Conspiração Filmes e do Globoplay, com distribuição da Sony Pictures.

‘Vitória’ chega aos cinemas brasileiros em 15 de agosto.

Continua depois da publicidade

 

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement