Evan Dando, vocalista da banda Lemonheads, foi acusado por uma fã de enviar vídeos sexualmente explícitos e não solicitados por mensagens no X, antigo Twitter. A denúncia foi publicada pelo blog The Underground Bunker, do jornalista Tony Ortega, e afirma que o cantor teria mandado gravações em que aparece se masturbando, além de mensagens consideradas ofensivas pela mulher.
A fã, identificada apenas pelo pseudônimo Dawn, contou que mantinha conversas com Dando há algum tempo, geralmente sobre arte. Segundo ela, em outubro do ano passado, enviou uma mensagem parabenizando o músico pelo lançamento do álbum Love Chant, mas só recebeu resposta no dia 4 de fevereiro.
Na mensagem, o cantor teria escrito: “Legal. Desculpe por ser exibicionista”. Ainda de acordo com o relato, na manhã seguinte ele voltou a procurá-la e pediu que ela enviasse “uma foto artística”. Pouco depois, Dawn afirma ter recebido um vídeo explícito com cenas de masturbação e as genitais dele à mostra.
No dia seguinte, Dawn diz que recebeu outro vídeo com o mesmo conteúdo, acompanhado da mensagem: “Ok, desculpa, obrigado. Eu só precisava de um escape. Valeu”. A mulher afirmou que ficou revoltada com a situação e disse que se sentiu desrespeitada. “Eu nunca senti tanta raiva assim”, declarou.
Segundo o The Underground Bunker, Dawn teria comentado o caso na conta dela no Threads e recebeu uma série de respostas de amigos relatando episódios parecidos envolvendo o cantor. Mais tarde, quando ela e o marido tentaram gravar a tela do segundo vídeo, perceberam que Evan Dando havia excluído completamente a conta dele no X.
Após a repercussão, um representante do músico divulgou uma nota afirmando que ele enfrenta problemas de saúde mental.
“Evan Dando luta há muito tempo contra problemas de saúde mental que remontam à sua infância. Ele foi internado em um hospital local, onde está recebendo ajuda abrangente de médicos experientes e profissionais de saúde mental”, disse a nota.
Evan Dando tem 58 anos, vive em São Paulo e é casado com a cineasta Antonia Teixeira, filha do cantor Renato Teixeira. Os Lemonheads ficaram conhecidos nos anos 1990 como um dos nomes do rock alternativo, com destaque para músicas românticas e para o cover de Mrs. Robinson, de Simon & Garfunkel.









