ENTRETENIMENTO
Globo dispensa Valmir Salaro, dono do maior erro do jornalismo brasileiro
Valmir Salaro pediu demissão da Globo após 31 anos de trabalho. O jornalista fez um acordo para deixar a emissora no final deste ano. Ao longo de sua trajetória, o profissional ficou conhecido por diversas reportagens, especialmente pela cobertura do caso da Escola Base, em 1994 –a qual resultou em falsas acusações contra os donos da instituição de ensino.
A informação foi confirmada pelo Notícias da TV nesta sexta (29). De acordo com a empresa, não existe nenhum problema interno que tenha causado o fim do contrato.
“Valmir Salaro e a Globo decidiram em comum acordo que o profissional permanece na empresa até o final deste ano. As portas da Globo estão abertas para novos projetos de Valmir no futuro”, diz a equipe de comunicação.
Caso Escola Base
O caso Escola Base é considerado um dos maiores erros da história da imprensa brasileira. Em março de 1994, o casal Icushiro Shimada e Maria Aparecida Shimada, proprietários da escola, a professora Paula Milhim Alvarenga e o seu marido, o motorista Maurício Monteiro de Alvarenga, foram injustamente acusados de abuso sexual contra alunos de quatro anos dentro da escola.
Em consequência da revolta da opinião pública, a escola foi obrigada a encerrar suas atividades logo em seguida. O colégio ficava no bairro da Aclimação, zona sul de São Paulo. Quando o caso veio à tona, pessoas revoltadas chegaram a quebrar as dependências e a tentar linchar os acusados.
Valmir Salaro cobriu o caso de perto pela Globo e cedeu espaço para o delegado Edélcio Lemos, responsável pelo caso, cuja conduta investigativa foi colocada em xeque posteriormente. Comprovou-se que Lemos fez afirmações falsas sobre a investigação apenas para atender veículos de imprensa e aparecer na mídia.
No ano passado, o repórter foi convidado para reviver a história e participou da gravação do documentário Escola Base – Um repórter enfrenta o passado, que está disponível no Globoplay. O profissional ficou frente a frente com personagens do caso.
Na época, a Globo enviou um comunicado à imprensa sobre o motivo de ter investido em uma produção focada na Escola Base:
No original Globoplay Escola Base, ele [Valmir] tem papel de destaque por ter sido o primeiro jornalista a noticiar o caso. Salaro faz um mergulho corajoso na história, relembra os acontecimentos, o desenrolar das investigações, entrevista pessoas que participaram do processo e fica frente a frente pela primeira vez, quase 30 anos depois, com algumas das vítimas do episódio.
“O caso virou objeto de estudos acadêmicos e até hoje provoca reflexões nas escolas de Jornalismo sobre o que ficou de aprendizado e o que poderia ter sido feito diferente”, completou o comunicado.