Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

ENTRETENIMENTO

João Donato, pianista e ícone da MPB, morre no Rio aos 88 anos

Publicado em

Morreu aos 88 anos, no Rio de Janeiro na madrugada desta segunda-feira, 17, o pianista, arranjador, cantor e compositor João Donato. O músico teve sua morte confirmada pela sua assessoria de imprensa. João morreu em decorrência de uma série de problemas de saúde. Recentemente, ele teve uma infecção nos pulmões.

“Hoje o céu dos compositores amanheceu mais feliz: João Donato foi para lá tocar suas lindas melodias. Agora, sua alegria e seus acordes permanecem eternos por todo o universo”, diz texto no perfil do músico no Instagram.

Em junho, Donato cancelou sua participação em show em Los Angeles, no Estados Unidos, ao lado da cantora e compositora Joyce Moreno, já por problemas de saúde graves.

Continua depois da publicidade

No dia 30 de junho, em seus perfis nas redes sociais, o músico postou que havia ficado internado por 26 dias, mas que, naquele momento estava bem, ao lado do filho, em casa. A causa da morte não foi divulgada até a última atualização desta notícia.

João Donato de Oliveira Neto nasceu em 17 de agosto de 1934 em Rio Branco, Acre. Compositor, pianista e arranjador, ele fez a primeira gravação em 1949, aos 15 anos, tocando acordeon, no disco de estreia de Altamiro Carrilho.

Foi o início de mais de 70 anos de carreira, consagrado no País e no exterior, em que fez parcerias com os maiores nomes da bossa nova e também artistas brasileiros como Dorival Caymmi e internacionais como Herbie Mann.

Nascido no Acre, João Donato, ao contrário do que possa parecer, teve contato mesmo com a música latina e caribenha quando decidiu ir morar nos Estados Unidos, na década de 1960. Donato havia ido ao país para conhecer de perto o jazz, gênero que sempre admirou, mas, por lá, teve contato com as orquestras latinas que tocavam em Los Angeles e Nova York. Essa influência marcaria sua música e tudo o que ele passou a produzir dali adiante.

Donato começou sua carreira no fim dos anos 1950, período que coincidiu com o surgimento da bossa nova. No Rio de Janeiro, tocou em boates e passou a ser chamado para gravar e fazer arranjos na Companhia Brasileira de Discos (CBD). Nos anos iniciais da bossa nova, costumava se reunir com os amigos e parceiros Tom Jobim, João Gilberto e Johnny Alf em longas caminhadas pela zona sul do Rio de Janeiro, quando falavam sobre música e futebol.

O artista João Donato foi um dos principais nomes da bossa nova, parceiro de João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e outros. Ao longo da carreira, de mais de 70 anos, expandiu os limites da MPB ao fundir jazz, samba e outros ritmos latinos e caribenhos.

Continua depois da publicidade

Em 1949, atuou como integrante do grupo Altamiro Carrilho e Seu Regional, com o qual gravou, nesse ano, um 78 RPM contendo as canções “Brejeiro” (Ernesto Nazareth) eF “Feliz aniversário” (Altamiro Carrilho e Ari Duarte).

O velório será realizado no Theatro Municipal do Rio. O horário ainda não foi divulgado.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress