ENTRETENIMENTO
Lito Sousa diz que ‘Profissão Repórter’ manipulou entrevista para justificar acidente aéreo em SP
YouTube Aviões e Músicas, usou as redes sociais para expor que uma entrevista concedida ao Profissão Repórter, da Globo, foi manipulada para parecer que ele teria dado uma justificativa sobre o acidente aéreo ocorrido na última sexta-feira, 9, em Vinhedo, no interior de São Paulo.
No X, antigo Twitter, Lito escreveu que concedeu a entrevista para o jornalista Caco Barcellos, e que avisou que não especula sobre causas de acidentes aéreos, já que isso é um trabalho de competência do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
De maneira técnica, o especialista explicou sobre os efeitos do acúmulo de gelo em aeronaves, sem relacionar o problema ao acidente. No entanto, ele acusou a edição do programa de ter dado a impressão de que essa seria uma hipótese para o que aconteceu em Vinhedo.
Além disso, o especialista teria pedido que parte da entrevista não fosse ao ar, quando falou sobre se pessoas poderiam sobreviver ao impacto da aeronave ou não. No entanto, o trecho foi usado pelo programa.
“Daí o programa foi ao ar e o editor cortou de uma maneira que dava a impressão que era uma hipótese para o acidente. No stories do IG [Instagram], coloquei a gravação de tela do briefing para a equipe do programa, e os termos foram aceitos, qual sejam, não haveria especulação de minha parte sobre causa do acidente. Foram quase 3 horas de entrevista, e o que foi ao ar foi o trecho de “se as pessoas sobreviveriam ao impacto”, que falei sobre mas pedi “off”, a parte dos efeitos do gelo em um avião foram cortados de uma maneira que ficou incompreensível e até a explicação para o barulho que o avião fez, que foi a parte menos cortada, foi tirada uma parte essencial”, escreveu Lito no X,
Indignado, ele afirmou que não dará mais entrevistas se sua própria equipe não estiver gravando o conteúdo que foi falado. “Respeito e admiro o repórter Caco e sei que não é ele quem edita matéria, mas foi bem errada a maneira que a matéria foi ao ar”, continuou.
“Fiz reclamação formal com a direção, e pedi os brutos da gravação (que muito provavelmente não serão cedidos), e eu que “se lasque” tendo que desmentir cortes de outros veículos informando da “hipótese” de Lito Sousa para o acidente. Lamentável”, diz o post.
O Profissão Repórter manteve a entrevista em suas plataformas digitais, após a exibição na televisão na última terça-feira, 13. O Terra entrou em contato com a Globo em busca de posicionamento, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço está aberto para manifestação.