Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

ENTRETENIMENTO

Luto na MPB: Morre Lô Borges, ícone do Clube da Esquina, aos 73 anos

Publicado em

Belo Horizonte, MG – A música popular brasileira perdeu um de seus grandes nomes: o cantor e compositor Lô Borges, um dos fundadores do influente movimento Clube da Esquina, faleceu na noite do último domingo (2/11), aos 73 anos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Unimed, que informou que o artista faleceu às 20h50 em decorrência de falência múltipla de órgãos.

Lô Borges estava internado em um hospital da Unimed em Belo Horizonte desde o dia 17 de outubro, tratando de um quadro de intoxicação medicamentosa. O artista chegou a ser entubado e submetido a uma traqueostomia, mas não resistiu às complicações. Ele deixa o filho Luca Arroyo Borges, de 27 anos.

Continua depois da publicidade

O velório será realizado no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, nesta terça-feira (4/11), das 9h às 15h, para que fãs e admiradores possam se despedir.

Legado musical

Continua depois da publicidade

Salomão Borges Filho, nascido em 10 de janeiro de 1952, era membro de uma família musical e figura central na construção da sonoridade mineira. Irmão dos também músicos Márcio Borges, Marilton Borges e Telo Borges, Lô foi o criador de clássicos como “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo”, “Tudo Que Você Podia Ser”, “O Trem Azul”, “Clube da Esquina nº 2” e “Para Lennon e McCartney”, entre muitos outros. Ele é o segundo integrante do “Clube” a falecer, após Fernando Brant, que morreu em 2015.

Em 1972, aos 20 anos, Lô lançou dois discos fundamentais: “Clube da Esquina”, em parceria com Milton Nascimento, e seu primeiro álbum solo, conhecido como o “disco do tênis”.

Ao longo de sua carreira, Lô Borges foi gravado por grandes nomes da MPB, como Milton Nascimento, Elis Regina, Tom Jobim, Samuel Rosa, Beto Guedes, Lobão, Nando Reis e Caetano Veloso.

Continua depois da publicidade

Em maio deste ano, Lô realizou uma apresentação surpresa e gratuita na esquina onde nasceu o “Clube da Esquina”, em Belo Horizonte. O músico mantinha uma agenda ativa de shows e lançamentos, tendo lançado um disco autoral por ano desde 2019. Seu último álbum, “Céu de giz”, em parceria com Zeca Baleiro, foi lançado em agosto deste ano.

Em dezembro de 2022, Lô celebrou 50 anos de carreira com um show especial ao lado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. O projeto “50 Anos de Música” se transformou em um álbum disponível nas plataformas digitais.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Advertisement