ENTRETENIMENTO
Mal súbito: o que explica a morte de pessoas jovens como a fotógrafa da filha de Neymar?
A fotógrafa Ingryd Alves morreu nesta quinta-feira (26) depois de sofrer de um mal súbito. Segundo a assessoria da profissional, responsável por fazer o ensaio da filha recém-nascida de Neymar e Bruna Biancardi na semana passada, a jovem começou a não se sentir bem na madrugada do mesmo dia e, durante duas horas, a equipe médica realizou esforços para tentar reanimá-la.
O setor de comunicação do estúdio fotográfico de Ingryd não publicou nenhuma atualização de seu quadro de saúde. Até o momento, a hipótese que explica a morte da fotógrafa continua sendo “morte súbita”.
Popularmente conhecida como mal súbito, este tipo de morte acontece de repente até uma hora depois dos primeiros sintomas ou 24 horas depois da última vez que a pessoa foi vista praticando alguma atividade. Ela nada mais é do que uma parada cardíaca e, em 80% dos casos, está relacionada a doenças cardiológicas.
Além disso, doenças neurológicas (AVC, por exemplo) ou metabólicas (como a diabetes) também podem ocasionar a morte súbita. Ela acontece como resultado de um distúrbio elétrico do coração, que interrompe o bombeamento e o fluxo sanguíneo para o corpo.
As causas cardiológicas mais comuns são:
Infarto ou isquemia miocárdica;
Cardiopatia hipertrófica;
Arritmias;
Já as causas neurológicas mais comuns que levam à morte súbita são:
Crise convulsiva aguda;
AVC hemorrágico;
AVC isquêmico;
O consumo de drogas também está relacionado ao mal súbito.
Quando pode acontecer?
Ingryd tinha apenas 28 anos quando morreu de mal súbito. Homens entre 60 e 70 anos são os que estão sob maior risco. Na infância, é difícil de acontecer e, na juventude, pode acontecer durante a prática de alguma atividade física. Pessoas com histórico familiar, que sofreram um infarto recente ou que possuem insuficiência cardíaca são as mais suscetíveis à morte súbita.
Sintomas
Entre os sintomas mais comuns de morte súbita estão:
Dor no peito;
Falta de ar;
Fraqueza;
Tontura;
Palpitações;
Desmaio;
Paralisia dos membros;
Perda ou obscurecimento da visão em um olho só;
Perda do equilíbrio;
Dor de cabeça intensa.
Ao reconhecer os sintomas, é importante buscar ajuda médica imediatamente.
Prevenção
Em pessoas mais velhas, que já possuem algum problema neurológico, a prevenção não é possível. Agora, se o problema for cardiovascular, é importante levar um estilo de vida saudável para evitar qualquer perigo.
Para a população geral, praticar atividade física regularmente, investir em uma alimentação rica em frutas, verduras, grãos, manter-se hidratado, evitar o tabagismo, além de passar por checkups regulares são as melhores estratégias para prevenir o mal súbito.