ENTRETENIMENTO
Médico de Preta Gil elogia a postura da cantora após volta do câncer: ‘É forte e gosta de viver’
Após Preta Gil anunciar que o câncer voltou em quatro partes diferentes do corpo, a equipe médica que cuida do quadro enalteceu a força da artista. Recentemente, a cantora passou pelo tratamento de um tumor no intestino, diagnosticado em 2023. Agora, ela volta às sessões de quimioterapia.
Em um vídeo publicado no domingo, 25, Preta explicou o novo diagnóstico: “Meu câncer voltou em quatro lugares diferentes. Eu tenho dois linfonodos, uma metástase, que fica no peritônio, e um nódulo na ureter”. Depois que a descoberta veio a público, muitos fãs e amigos desejaram força para a artista, incluindo Ivete Sangalo, que chegou a visitá-la no hospital.
Quem também espera a pronta recuperação da filha de Gilberto Gil é sua equipe médica. Em entrevista ao jornal O Globo, Roberto Kalil, diretor da Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, elogiou a força da cantora. “Preta é forte e gosta de viver, isso impacta positivamente no tratamento contra o câncer”, disse.
O elogio foi compartilhado pela cardiologista Roberta Saretta, que também faz parte da equipe médica responsável por cuidar de Preta. “Ela é resiliente e tem um olhar otimista e generoso com a vida. Isso faz toda diferença para o paciente e como ele reage às terapias”, afirmou.
Além de Kalil e Saretta, os médicos Fernanda Cunha Capareli e Frederico José Ribeiro Teixeira Junior também estão cuidando da artista.
Como será o tratamento
Durante três meses, Preta Gil será tratada no Hospital Sírio-Libanês com medicamentos aplicados em um intervalo de 12 dias. Os novos focos serão tratados com a combinação dos remédios bevacizumabe e fluorucacila, drogas consideradas parte da chamada terapia alvo, aquelas que agem diretamente na célula doente.
A cada sessão, a cantora precisará ficar hospitalizada por cerca de 4 horas. Após ser liberada, ela deve ir para casa com uma ‘bombinha’ ligada na veia, que continuará injetando os remédios por mais 36 horas.
Os novos pontos do câncer estão todos localizados na cavidade abdominal, o que é considerado favorável ao tratamento.
Preta fez o anúncio nas redes sociais
Na última quinta-feira, 22, a cantora anunciou que estava internada em São Paulo para a retomada do tratamento oncológico após exames de rotina. “Tive um câncer no intestino. Tratei e me curei. Fui liberada pelos médicos para seguir uma vida próxima da normalidade, estava indo muito bem na minha reabilitação. E tenho exames periódicos para fazer enquanto estiver em remissão, um período de cinco anos onde o câncer pode voltar. E foi o que aconteceu”, iniciou a artista.
No domingo, 25, Preta voltou a se pronunciar nas redes sociais para explicar o novo diagnóstico. “Meu câncer voltou em quatro lugares diferentes. Eu tenho dois linfonodos, uma metástase, que fica no peritônio, e um nódulo na ureter”.
Apesar do susto, a cantora destacou que a volta da doença é algo comum no tratamento: “Todos nós fomos surpreendidos por esse novo diagnóstico. É mais comum do que se imagina, mas é um grande susto”.
Para superar mais esse capítulo, Preta já iniciou o tratamento a todo vapor. Nesta terça-feira, 26, ela publicou imagens saindo do hospital após concluir o primeiro ciclo. “Hora de ir para casa. Primeiro ciclo concluído com sucesso”, afirmou no Instagram. “Ficar com o filhinho. Ficar com a mamãezinha”, completou.
Ela já tinha explicado que precisará voltar ao hospital mais vezes. “Vou para casa, fico em casa mais 12 dias e volto para o hospital. Ou seja, minha rotina de tratamento oncológico voltou”, disse no vídeo em que anunciou o resultado dos exames.