Search
Close this search box.
RIO BRANCO

ENTRETENIMENTO

Morre Paul Auster, escritor norte-americano, aos 77 anos

Publicado em

Autor de 34 livros, entre eles, as obras-primas Trilogia de Nova Iorque, Leviatã e 4 3 2 1, o norte-americano Paul Auster morreu aos 77 anos, nessa terça-feira (30/4). Informações iniciais apontam que ele teve complicações no câncer de pulmão que enfrentava.

Auster, mais lido na Europa do que eu seu país de origem, era conhecido por muita auto-referência em seus livros e sempre usar a coincidência nas obras.

A romancista Joyce Carol Oates definiu o trabalho do norte-americano como “ficção pós-modernista altamente estilizada e peculiarmente enigmática, na qual os narradores raramente são menos confiáveis ​​e a base da trama está em constante mudança”.

Continua depois da publicidade

Ele nasceu em 1947, em Newark, Nova Jersey, em 1947. Estudou na Universidade de Columbia e se mudou para Paris ainda no início dos anos 1970. Lá, morou e namorou com a também escritora Lydia Davis.

Casamentos e filhos de Paul Auster

Os dois voltaram para os Estados Unidos em 1974, se casaram e tiveram um filho, Daniel. Porém, se separaram logo depois. O norte-americano voltou a se casar com a escritora Siri Hustvedt, em 1981. Eles tiveram Sophie, cantora e atriz.

Em abril de 2022, o filho de Auster e Davis, Daniel, morreu de overdose de drogas, em um caso que envolveu até a morte da filha dele.

Cerca de um ano depois, em março de 2023, Hustvedt revelou que o marido estava sendo tratado de câncer. Ele ainda escreveu um último romance, Baumgartner, sobre um escritor viúvo septuagenário, que foi publicado em outubro do ano passado.

Ele deixa a esposa Hustvedt, sua filha Sophie, sua irmã Janet e um neto.

Propaganda
Advertisement