LOS ANGELES (EUA), 16 de fevereiro de 2026 — O longa-metragem brasileiro O Agente Secreto foi o grande vencedor do Film Independent Spirit Awards na noite deste domingo (15), arrecadando o prêmio de Melhor Filme Internacional. Para o diretor Kleber Mendonça Filho, que recebeu sua terceira indicação à premiação, a conquista marca um marco especial em sua carreira.
Em sua fala de aceitação, Mendonça Filho destacou a importância de quem trabalha para disseminar e construir o cenário cinematográfico global. “Dedico este prêmio aos programadores de cinema e aos jovens cineastas de todo o mundo. Eles têm a oportunidade de criar filmes emocionantes sobre a vida, sobre pessoas, sobre o lugar onde vivem. O cinema é ao mesmo tempo uma manifestação da memória e um ato político”, afirmou o realizador. Ele também fez uma homenagem ao ator alemão Udo Kier, que fazia parte do elenco do longa e faleceu em novembro de 2025.
Além do prêmio do filme principal, o Brasil teve mais uma razão de celebrar: o cineasta Adolpho Veloso foi agraciado com o troféu de Melhor Fotografia por seu trabalho em Sonhos de Trem. A indicação foi anunciada no palco por Wagner Moura, que protagoniza O Agente Secreto. “Não poderia estar mais feliz em fazer esta divulgação. É uma alegria ver o talento brasileiro sendo reconhecido assim”, comentou o ator.
Ao receber o prêmio, Veloso destacou os desafios inerentes à criação cinematográfica. “Fazer cinema é uma jornada cheia de desafios – passamos por crises, temos momentos de insatisfação e sempre pensamos no que poderíamos ter feito de diferente. Este prêmio não é só meu: vai para toda a equipe que esteve envolvida na produção de Sonhos de Trem”, disse o fotógrafo.
Considerada uma das principais premiações do cinema independente dos Estados Unidos, o Spirit Awards reconhece trabalhos que se destacam pela originalidade e autonomia criativa, sendo um importante indicativo para o cenário cinematográfico global.









