ENTRETENIMENTO
Página de fofoca é acusada de ter envolvimento na morte de jovem vítima de fake news
A página de fofoca Choquei está sendo apontada por internautas de ter culpa na morte da estudante Jéssica Canedo, de 22 anos. A jovem tirou a vida, após ser vítima de ataques depois da página publicar uma notícia dizendo que ela seria o novo affair do humorista Whindersson Nunes.
Na última semana, a página postou uma suposta conversa íntima entre a estudante e o comediante, desde então, Jéssica passou a sofrer ataques e ameaças na internet.
Tanto ela quanto o comediante negaram terem algum envolvimento, Whindersson, inclusive, se pronunciou dizendo que não conhecia a jovem.
Jéssica chegou a fazer um texto pedindo que a página parasse de a expor nas redes. Em um twitter do dono da Choquei, Raphael Sousa, se pronunciou sobre o pedido da jovem e disse: “Avisa pra ela que a redação do ENEM já passou. Pelo amor de Deus”.
Raphael, em recente entrevista a um podcast, disse que a página também não assume o compromisso de procurar o ‘outro lado’. “A gente nunca produz o conteúdo. O que a gente posta é conteúdo replicado. Isso aí é papel para jornalista [buscar o outro lado].”
Há dois dias sem fazer nenhuma nova publicação e perdendo seguidores, a página se limitou em postar uma nota da advogada. Veja:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Lamentamos profundamente o ocorrido e nos solidarizamos com os familiares e todos os afetados pelo triste acontecimento. Reforçamos nosso compromisso em agir com diligência e responsabilidade.
O perfil Choquei (@choquei), por meio de sua assessoria jurídica, vem esclarecer aos seus seguidores e amigos que não ocorreu qualquer irregularidade na divulgação das informações prestadas por esse perfil. Cumpre esclarecer que não há responsabilidade à ser imputada pelos atos praticados, haja vista a atuação mediante boa-fé e cumprimento regular das atividades propostas.
Em relação aos eventos que circulam nas redes sociais e que foram associados a um trágico evento envolvendo a jovem Jéssica Vitória Canedo, queremos ressaltar que todas as publicações foram feitas com base em dados disponíveis no momento e em estrito cumprimento das atividades habituais decorrentes do exercício do direito à informação.
O compromisso deste perfil sempre foi e serà com a legalidade, responsabilidade e ética na divulgação de informações dentro dos limites estabelecidos na Constituição Federal, em especial no art. 5º, inciso IX.
Por fim, reafirmamos nosso respeito pela intimidade, privacidade, bem-estar e pela integridade.
Sião Paulo-SP, 23 de dezembro de 2023.
DRA ADÉLIA DE JESUS SOARES