Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

ENTRETENIMENTO

Polêmica na web, ‘quiropraxia nasal’ pode entortar nariz e até causar fratura

Publicado em

Que atire a primeira pedra quem nunca passou por um quadro de rinite, sinusite ou congestão nasal e, mesmo utilizando medicamentos ou fazendo inalação, continuou com a dificuldade para respirar. No TikTok, alguns pacientes viralizaram ao mostrar uma suposta solução para tais problemas: a “quiropraxia nasal”.

Nos vídeos, os profissionais aparecem posicionando os dedos no osso do nariz e pressionando-o até que se escute um estalo. As pacientes submetidas à técnica fazem caretas de dor, mas alegam conseguir respirar.
De acordo com o otorrinolaringologista Alexandre Felippu, diretor da ABR (Academia Brasileira de Rinologia) e membro da ABORL-CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial), não existe nenhum registro desse tipo de conduta em instituições de ensino voltadas para a quiropraxia, a medicina ou a fisioterapia.

“Esse tipo de procedimento não é característico da quiropraxia e carece de fundamento tanto biológico quanto científico. Qualquer tratamento. medicamentoso ou não, só pode ser prescrito após diversos estudos clínicos demonstrando a eficácia e segurança. A quiropraxia, como prática terapêutica, deve ser realizada por profissionais devidamente graduados, com bacharelado.”

Continua depois da publicidade

Dessa maneira, por não haver comprovação científica, o método não deve ser indicado como tratamento para nenhuma situação.

Mas, afinal, por que tais pacientes relatam uma melhora após o procedimento?

A otorrinolaringologista Roberta Pilla, também membro da ABORL-CCF, explica que a “quiropraxia nasal” não interfere diretamente em estruturas internas, mas a manipulação do nariz faz com que ocorra um estiramento da pele e das narinas, o que causa a impressão temporária de desobstrução.

Ela alega que esse método é extremamente doloroso a quem a ele é submetido e pode oferecer riscos como traumas irreversíveis, sangramentos, sinequia nasal (quando o septo se adere à parte de baixo da narina) e até fraturas.

“Os ossos do nariz rompem-se com mais frequência do que qualquer outro osso facial, e, por isso, a fratura pode ser desde nos ossos nasais, localizados na extremidade da narina, até nas cartilagens, que estão localizadas no entorno do nariz, podendo fraturar, também, a face. Tais lesões podem resultar em hemorragias nasais, alterações estéticas e outras complicações relevantes, como alteração do formato do nariz, manchas roxas no nariz ou em volta dos olhos, sangramento do nariz e dificuldade para respirar. O vídeo é autoexplicativo: aplicar uma força em uma estrutura delicada como o nariz envolve riscos”, alerta Felippu.

Por fim, os especialistas lembram que problemas de sinusite, rinite e obstruções nasais devem ser resolvidos com o auxílio médico e a prescrição de medicamentos conforme cada caso.

Continua depois da publicidade

“O tratamento é individualizado, tanto com medicações como com procedimentos cirúrgicos. O diagnóstico adequado e a exclusão de outras causas, como pólipos e até tumores, são fundamentais para o tratamento desses pacientes”, conclui Roberta.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress