ENTRETENIMENTO
Por que a caçula Renata foi escolhida por Silvio para gerir o império bilionário
Em 22 de outubro de 2017, o Brasil se encantou com Renata Abravanel. Ela surgiu no ‘Programa Silvio Santos’ para disputar o ‘Jogo das 3 Pistas’ com a irmã, Rebeca.
Mesmo tímida, exalou carisma. O sorriso fácil a fez ganhar a torcida das colegas de auditório de seu pai. “Renata, o que você faz na vida?”, perguntou Silvio. “Eu trabalho aqui, administro a empresa”, respondeu a filha número 6. “No SBT?”, insistiu o apresentador. “Na holding”, explicou a caçula do clã.
Holding é a gestora que concentra os negócios de um grupo ou família. No caso dos Abravanel, além da rede de TV fundada em 1981, existe a Liderança Capitalização (TeleSena e Tele Prêmios da Sorte), a companhia de cosméticos e perfumaria Jequiti, o Hotel Jequitimar, no Guarujá (SP), e a Sisan Empreendimentos Imobiliários.
Renata Abravanel, de 39 anos, é a executiva no controle do patrimônio familiar, avaliado em R$ 1,6 bilhão. Graduada em Administração pela Universidade Liberty, nos Estados Unidos, ela possui especialização em gestão, com curso na respeitada Universidade Harvard.
Apesar de visível talento para a comunicação (a simpatia parece característica inerente a todo Abravanel), ela preferiu atuar atrás das câmeras. Silvio Santos percebeu logo cedo que seria a sucessora perfeita para comandar seu império, enquanto a filha número 3, Daniela Beyruti, 48 anos, assumiu a gestão artística do SBT.
A primogênita, Cíntia Abravanel, 61 anos, esteve à frente do Teatro Imprensa, pertencente ao grupo, mas depois optou pela carreira nas artes plásticas e não exerce função na emissora. A número 2, Silvia, 53, foi produtora e diretora de programas. Hoje apresenta o ‘Sábado Animado’.
Número 4, Patrícia é o ‘Silvio Santos de saia’. Conseguiu rápida evolução como artista, calando vários críticos. Substituiu o pai no tradicional programa dele aos domingos. Atualmente, chega a derrotar a Globo no Ibope com a reedição do ‘Show do Milhão’. A filha número 5, Rebeca, 43, também se destaca como apresentadora no ‘Roda a Roda Jequiti’.
Apoiada pelas irmãs e por sua mãe, a autora de novelas Isis Abravanel, Renata carrega o desafio de manter a saúde financeira das empresas a fim de evitar uma situação traumática, como ocorreu com o Banco Panamericano, vendido por Silvio Santos em 2011 após escândalo de fraude contábil para ocultar prejuízos recorrentes.
No caso do SBT, aconteceram dezenas de demissões ao longo deste ano para reduzir as despesas fixas e, assim, tentar evitar balanço financeiro no vermelho. Uma administração firme é imprescindível para garantir o futuro da companhia. De preferência, sem perder conexão com a demanda humana do negócio –diferencial que fez Silvio Santos ganhar fama de ótimo patrão.
De volta ao ‘Jogo das 3 Pistas’: Renata venceu Rebeca. “Eba!”, comemorou. Levou R$ 530,00 para casa. A mais jovem das poderosas Abravanel é casada e tem dois filhos.