A apresentadora Ione Borges (1951–2025), considerada um ícone feminino da TV brasileira, morreu em São Paulo. A informação foi confirmada por Claudete Troiano, com quem trabalhou por 16 anos na TV Gazeta.
“Juntas, na televisão, construímos uma história que atravessou gerações e marcou a vida de tantas pessoas. Dividimos risos, emoções, aprendizados e, acima de tudo, vivemos momentos de verdadeira felicidade. Hoje me despeço com o coração apertado, mas cheio de gratidão. Obrigada, minha linda e eterna parceirinha. Você segue viva na minha memória, no meu carinho e na história da nossa comunicação”, escreveu Claudete Troiano em texto de despedida publicado nas redes sociais.
Continua depois da publicidade
Quem foi Ione Borges
Nascida em 1951, em São Paulo, Ione Borges foi modelo, jornalista, estilista, atriz e apresentadora. Ela começou a trabalhar cedo, aos 12 anos, participando de concursos de beleza infantis. Na mesma época, influenciada pelo pai músico, participou como caloura de programas da Rede Record.
Em 1964, fez seus primeiros trabalhos como modelo, ganhando destaque como manequim — título que, na época, simbolizava referência de beleza e sucesso comercial. Em 1971, integrou o elenco da novela Meu Pedacinho de Chão (Globo), interpretando Rosinha. No ano seguinte, atuou em filmes como Vozes do Medo e O Jeca e o Bode. Ainda em 1972, assinou contrato com a TV Gazeta para comandar um quadro de moda no programa Clarice Amaral em Desfile.
Em 1978, fundou sua própria grife, com a qual lançou quatro coleções. A marca foi encerrada em 1980, quando recebeu o convite da TV Gazeta para assumir um programa próprio. O Mulheres estreou em setembro daquele ano. Inicialmente, ela dividia a apresentação com Ângela Rodrigues, depois foi substituída por Claudete Troiano — parceria que durou 16 anos e resultou em uma forte amizade.
Em 2010, Ione pediu demissão da Gazeta afirmando que precisava se dedicar à saúde. A emissora manteve seu contrato, em reconhecimento aos 40 anos de trabalho ininterrupto no canal.
Sua última aparição na TV ocorreu em 23 de setembro de 2020, na edição comemorativa de 40 anos do Mulheres. A causa da morte ainda não foi divulgada. Informações sobre cerimônias de despedida devem ser anunciadas em breve pela família.
Continua depois da publicidade
Propaganda