ENTRETENIMENTO
Renata Vasconcellos é tomada pela emoção e chora ao vivo por Gloria Maria no JN
Renata Vasconcellos foi tomada pela emoção no fim da edição especial do Jornal Nacional sobre Gloria Maria, que morreu em decorrência de um câncer nesta quinta (2). A apresentadora se segurou durante todo o programa, mas foi às lágrimas ao puxar uma última homenagem à colega –profissionais de diversos escritórios da Globo a aplaudiram de pé.
O principal telejornal da emissora foi praticamente inteiro dedicado à memória da veterana. A exceção foi um bloco sobre as denúncias do senador Marcos do Val (Podemos) sobre uma proposta apresentada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para dar um golpe de Estado –revertendo a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas.
William Bonner, que já havia chorado a morte da colega de profissão nas redes sociais, definiu a partida dela como um choque para todo o público:
Você nem precisa ter nascido no Brasil, mesmo se for estrangeiro, basta viver neste país para entender por que a notícia da morte da jornalista Gloria Maria entristeceu o dia logo cedo. E foi um baque. A razão disso é que ao longo de 50 anos de carreira, a Gloria se tornou uma personagem grandiosa do jornalismo e da TV.
Renata, em seguida, introduziu uma reportagem de quase dez minutos sobre a carreira da apresentadora. “O que você vai ver agora é o caminho que ela trilhou para isso. Ou para ser mais fiel aos fatos, o caminho que ela abriu. Porque foi uma das inventoras, das criadoras da figura do repórter de TV”, disse.
A âncora também lembrou que Gloria foi a primeira pessoa a usar a Lei Afonso Arinos, promulgada durante a Era Vargas, para denunciar o preconceito. “Ela foi uma das pioneiras na luta contra o racismo. Sempre com coragem e curiosidade insaciável”, acrescentou.
O Jornal Nacional ainda trouxe depoimentos de anônimos e também de famosos como Marina Ruy Barbosa, Regina Casé, Luciano Huck e Serginho Groisman ao longo da edição. As mensagens de autoridades como do presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) foram lembradas.
Veja a homenagem à Gloria Maria: