Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

ENTRETENIMENTO

Rodrigo Santoro revela que acesso antecipado a filmes é o melhor de votar no Oscar

Publicado em

SÃO PAULO (SP) – Rodrigo Santoro tornou-se o primeiro ator brasileiro a integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos em 2017, conquista que lhe garante o direito de votar no Oscar anualmente. Durante participação em painel em sua homenagem na CCXP25, o artista revelou que a melhor parte desse privilégio é poder assistir a todos os filmes indicados antes mesmo de sua estreia em salas brasileiras.

“Eu começo a ver gente que não tem oportunidade de assistir [aos filmes] no cinema e tal. E aí eu penso: ‘Nossa!’. Até hoje é o meu parque de diversão”, brincou o ator, que se define como um grande cinéfilo. O acesso antecipado aos longas-metragens concorrentes ao prêmio é, para ele, o ponto mais especial de fazer parte do seleto grupo de votantes.

Continua depois da publicidade

Santoro contou que soube da sua eleição para a Academia de forma inusitada: estava malhando numa academia quando recebeu uma mensagem de um jornalista parabenizando-o. “Eu não entendeu direito o recado. Só depois, ao chegar em casa, é que abri o computador e vi que havia se tornado um membro votante”, lembrou.

O artista ressaltou que a indicação veio em um momento anterior aos debates atuais sobre inclusão no corpo votante da premiação, que hoje busca ampliar sua representatividade além dos Estados Unidos. “A gente está falando de um momento antes da inclusão… Eu não esperava, mas a partir de dois filmes que eu fiz, o 300 [2006] e o Simplesmente Amor [2003], eles consideraram que eu era digno de fazer parte da Academia e votar. Foi algo que me encorajou muito”, declarou.

Continua depois da publicidade

Em 2025, Santoro esteve em dois filmes nacionais: O Último Azul, disponível no Globoplay e no Mubi, e O Filho de Mil Homens, no catálogo da Netflix. Para 2026, ele prepara a estreia de Corrida dos Bichos, que fará parte do catálogo do Prime Video, ainda sem data definida de lançamento.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement