ENTRETENIMENTO
Saiba os sintomas e tratamento da doença do cantor Nattan
O cantor Nattan, 24, anunciou uma pausa na carreira após ser diagnosticado com a bactéria H. pylori, há cerca de três meses. Segundo o artista, os remédios do tratamento têm prejudicado suas cordas vocais. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (1º).
As pessoas que têm a H. pylori provavelmente contraíram durante a primeira infância por meio de contato, como compartilhar alimentos ou respirar aerossóis liberados pelo vômito. A doença também pode ser transmitida por meio de alimentos que não foram limpos.
Sintomas da doença
Entre os principais sintomas da doença estão dificuldade de deglutição, perda de peso, vômitos, má digestão, dor de estômago e náuseas. Alguns estudos afirmam que sintomas como arroto em excesso e refluxo podem ser controlados com mudanças na dieta, como se alimentar de frutas e vegetais.
Existem também antibióticos e bloqueadores de ácido ingeridos por vários dias que ajudam a controlar os sintomas da doença.
Alguns estudos mostram que a H. pylori pode ser benéfica para o esôfago ou proteger contra a asma. Porém, especialistas apontam que as pessoas que têm problemas estomacais e testam positivo para a doença devem optar por antibióticos.
H. pylori são tratadas com antibióticos, e as causadas por anti-inflamatórios não esteroides são tratadas interrompendo seu uso.
O cantor Nattan explicou nas redes sociais os efeitos colaterais do tratamento a que está sendo submetido.
“Comecei esse tratamento muito intensivo com antibióticos muito fortes. Catorze dias de remédios. E esses remédios me deram muito refluxo, e o que eu tomava para refluxo, não conseguia administrar com os antibióticos da H. Pylori. Isso me causou bastante edema nas minhas cordas vocais”, afirmou.