ENTRETENIMENTO
Tom Cruise já devolveu estatuetas do Globo de Ouro em protesto após escândalos raciais
A entrega do Globo de Ouro acontece neste domingo, 5. Considerado um dos principais prêmios do audiovisual internacional, a premiação possui algumas histórias bastante controversas por parte da organização, premiados e entre outros.
Um dos mais recentes e marcantes aconteceu em fevereiro de 2021, após uma reportagem do jornal norte-americano Los Angeles Times ter apontado que a HFPA (Hollywood Foreign Press Association), órgão responsável pela premiação que existe desde de 1944, não tinha nenhum negro entre seus mais de 80 membros.
Após a denúncia repercutir, a premiação enfrentou uma série de acusações de preconceito racial e o boicote de emissoras de tv e atores premiados. Segundo o portal internacional “Marca”, Scarlett Johansson e Tom Cruise condenaram a HFPA e apoiaram o boicote ao evento.
Cruise, vencedor na categoria de Melhor Ator por Jerry Maguire: A Grande Virada (1996) e Nascido em 4 de julho e Melhor Ator coadjuvante por Magnólia (1999), chegou a devolver as três estatuetas.
Além da devolução, ele também não compareceu ao evento nos anos seguintes em sinal de protesto. Brendan Fraser, conhecido por A Baleia e A Múmia, também boicotou a cerimônia em 2023, relembrando a agressão sexual por Berk em 2023.
Ainda em 2021, a HFPA se propôs a uma série de reformas incluindo a admissão de cerca de 20 novos membros negros. Em 2023, o comediante Jerrod Carmichael, escolhido para apresentar a cerimônia, fez um monólogo abordando a polêmica e abrindo espaço para que o público e os atores refletissem se a mudança era genuína.
Este ano, a expectativa permanece alta em relação aos convidados e os possíveis ganhadores. Acompanhe a premiação pelo Terra.