ENTRETENIMENTO
Txai Amazônia: Um palco para a arte e a cultura da floresta

O Seminário Internacional Txai Amazônia, marcado para acontecer em Rio Branco (AC) no dia 25 de junho, não se limita a debates e reflexões. Ele se transforma em um palco vibrante para a efervescência cultural da região amazônica, celebrando a força da arte e a riqueza da diversidade local.
A Mostra Txai Amazônia, integrada ao evento, apresenta uma programação artística impactante e diversa, onde a arte se manifesta como a própria voz da floresta. A riqueza da cultura amazônica será revelada por mais de 160 artistas, com uma forte presença de talentos do Norte do Brasil, em 23 apresentações durante os quatro dias do evento.
Em tempos de crise climática e debates sobre a Amazônia, a Mostra Txai Amazônia surge como um manifesto, onde a bioeconomia transcende o conceito técnico para se tornar um modo de vida, fundamentado nos saberes ancestrais, ritos, celebrações e práticas que entrelaçam território, memória e criação.
A abertura da programação artística será um momento de profunda conexão com a espiritualidade da floresta, com a participação do líder espiritual Mapu Huni Kuin, que traz a força ancestral dos cantos sagrados.
A cultura nortista será celebrada em sua plenitude com a contagiante Aula Espetáculo de Carimbó com Camila Cabeça, onde o corpo se torna um instrumento da tradição. O ritmo vibrante do “Forró no Balde” com Dito Bruzugu e Banda levará a poesia e a alegria do autêntico forró de seringal para o palco do Txai Amazônia.
A cena musical contemporânea da Amazônia estará presente com o DJ Cau Bartholo, que transforma os sons da floresta e as histórias da região em batidas eletrônicas pulsantes. A programação se encerra com o talento promissor de Ixã, descoberto por Alok, que trará suas canções autorais carregadas de referências e da forte ligação com o Norte do país.
O palco do Txai Amazônia também abrigará outras formas de expressão artística, como a energia contagiante e as mensagens de conscientização ambiental do grupo Jabuti Bumbá, manifestação cultural popular do Acre, que utiliza dança, teatro e música. A dança também terá destaque com a performance Corpo Terreiro de Joy Ramos, que expressa a ancestralidade através do movimento e da interpretação em Libras.
A programação do palco Txai Amazônia é uma celebração da identidade amazônica em suas múltiplas formas, uma oportunidade imperdível para sentir a pulsação da floresta através da arte de seus próprios filhos. O evento reafirma a potência cultural da Amazônia e, em especial, do Norte do Brasil.
A programação completa da Mostra Txai Amazônia pode ser conferida no site https://txaiamazonia.com.br/.
O Seminário Internacional Txai Amazônia é uma iniciativa do Instituto Sapien, uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) dedicada à pesquisa e gestão para o desenvolvimento regional. O evento conta com a colaboração do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), o Governo do Estado do Acre, por meio das Secretarias de Estado de Povos Indígenas (SEPI), Planejamento (SEPLAN), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (FAPAC) e mais de 20 instituições acreanas.
O Txai Amazônia se apresenta como uma plataforma para a formulação de soluções inovadoras, integrando conhecimento técnico-científico, inovação e sabedoria ancestral, com o objetivo de construir um futuro sustentável para a Amazônia.
