Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

ENTRETENIMENTO

Velório de Cacá Diegues ocorrerá na Academia Brasileira de Letras e corpo de cineasta será cremado

Publicado em

Aos 84 anos, Cacá Diegues era um imortal da Associação Brasileira de Letras (ABL). Foto: Marcos Arcoverde/Estadão / Estadão

O corpo do cineasta Cacá Diegues será velado neste sábado, 15, na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Centro do Rio de Janeiro. Imortal na ABL, ele morreu nesta sexta-feira, 14, aos 84 anos, após sofrer complicações em uma cirurgia.

A instituição literária confirmou ao Terra que Diegues não será sepultado, mas cremado no Crematório do Cemitério do Caju, na zona portuária do Rio, na parte da tarde. A cerimônia de despedida seja aberta ao público.

Continua depois da publicidade

Carlos José Fontes Diegues — que ficou conhecido como Cacá Diegues — nasceu em 19 de maio de 1940 em Alagoas e se mudou ainda pequeno com a família para o Rio de Janeiro. Na capital fluminense, estudou Direito e depois se dedicou ao cinema. Ele foi um dos cineastas fundadores do Cinema Novo.

Ao longo da sua carreira, o cineasta fez vários filmes, muitos deles premiados. Entre as suas obras, estão: Cinco Vezes Favela (1962), Ganga Zumba (1964), Os herdeiros (1969), Xica da Silva (1976), Bye Bye Brasil (1979), Veja esta canção (1994), Tieta do Agreste (1996), Orfeu (1999), Deus é Brasileiro (2003), O maior amor do mundo (2006) e O grande circo místico (2018).

Continua depois da publicidade

Em 2016, ele foi enredo da escola de samba Inocentes de Belford Roxo e desfilou no último carro. Na ocasião, a escola desfilava pelo grupo de acesso do carnaval. O enredo foi: Cacá Diegues – Retratos de um Brasil em cena!, desenvolvido pelo carnavalesco Márcio Puluker.

Em 30 de agosto de 2018, Cacá foi eleito novo imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele ocupou a cadeira 7, no lugar deixado por Nelson Pereira dos Santos. A mesma cadeira também já foi ocupada pelo escritor Euclides da Cunha e pelo fundador da ABL, Valentim Magalhães.

O cineasta foi casado com a cantora Nara Leão, com quem teve dois filhos: Isabel e Francisco. Alguns anos após a separação, ele se casou com a produtora de cinema Renata Almeida Magalhães em 1981. Juntos, eles tiveram a filha Flora, que faleceu em 2019 aos 34 anos, em decorrência de um câncer. Além de esposa e filhos, Cacá deixou três netos.

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement