ESPORTES
Abertura da Copa do Mundo Feminina está confirmada após tiroteio na Nova Zelândia
A abertura da Copa do Mundo Feminina 2023 está confirmada para ocorrer nesta quinta-feira, 20. A informação foi dada pela Fifa e pelo primeiro-ministro da Nova Zelândia, Chris Hipkins, horas após um tiroteio deixar três pessoas mortas no País – incluindo o atirador – e seis feridos.
Por meio de nota, a Fifa prestou condolências aos familiares das vítimas do tiroteio que aconteceu em Auckland. Logo após o incidente, o presidente da organização, Gianni Infantino, e a secretaria-geral da Fifa, Fatma Samoura, entraram em contato com as autoridades da Nova Zelândia para entender a situação.
“A Fifa foi informada que isso foi um incidente isolado, que não estava relacionado às operação de futebol e o jogo de abertura desta noite no Eden Park vai permanecer como planejado”, diz o comunicado. O horário de abertura do Fifa Fan Festival em Auckland ainda será confirmado pela organização.
A federação acrescentou que os times participantes do Mundial que estão alojados próximos ao incidente estão recebendo suporte sobre qualquer impacto proveniente do tiroteio.
Já o primeiro-ministro Chris Hipkins confirmou a realização da abertura da Copa do Mundo Feminina através de uma coletiva de imprensa. Ele confirmou que a primeira partida entre Nova Zelândia e Noruega permanece no calendário. Vale lembra que o estádio de Eden Park está localizado em Auckland.
“O governo falou com os organizadores da Fifa na manhã de hoje e o torneio vai permanecer como planejado”, afirmou Hipkins, na coletiva, segundo o portal Sky News.