ESPORTES
América-MG perde em casa e é primeiro rebaixado no Brasileirão 2023
A Série A do Campeonato Brasileiro de 2023 conhece o primeiro clube rebaixado na temporada. Trata-se do América-MG, que, na noite desta quarta-feira (8), foi derrotado pelo Coritiba por 3 a 0, na Arena Independência, e não tem mais chances de permanência da elite do futebol nacional. Com a queda do time mineiro, ainda restam três vagas para a Série B de 2024.
O América-MG segura a lanterna do Brasileiro desde a 28ª rodada, quando foi superado justamente pelo Coritiba. Com 21 pontos em 33 jogos, o Coelhão só tem mais cinco partidas até o fim do campeonato e só poderia somar mais 15 pontos – chegando aos 36 -, pontuação insuficiente para escapar da degola. Vale lembrar que o primeiro time fora do Z-4 tem 37 pontos, no caso o Vasco.
Sétimo rebaixamento
Esta é a sétima vez que o América-MG é rebaixado no Brasileirão, sendo a quarta na era dos pontos corridos. A campanha do Coelhão até aqui soma apenas quatro vitórias, nove empates e 20 derrotas. Foram 38 gols marcados e 69 sofridos, com saldo negativo de gols que chega a 31.
Os gols do Coxa, que ajudaram a mandar o América-MG para Série B do Brasileiro em 2024, foram marcados por Bruno Gomes, Marcelino Moreno e Robson. Com o resultado, o Coritiba, que também luta contra a queda, chegou aos 26 pontos, segue vivo na briga contra o descenso, mas ainda amarga a 19ª posição na tabela.
Seguem vivos
Completam a zona da degola o Goiás, com 35 pontos, e o Cruzeiro, com 37, na 17ª e 18ª colocações, respectivamente. Também com 37 pontos, Vasco e Bahia são os dois primeiros times fora do Z-4. Atualmente o Gigante da Colina ocupa a 16ª posição, enquanto o Tricolor baiano é o 15º. Os critérios de desempate como número de vitórias e saldo de gols determinam cada colocação na tábua de classificação.