ESPORTES
Arena MRV, do Atlético, é interditada pelo STJD
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) definiu, nesta terça-feira (12), a interdição da Arena MRV, estádio do Atlético, após as confusões ocorridas durante a final da Copa do Brasil deste domingo (10). A punição já havia sido antecipada pela reportagem de O TEMPO Sports.
A decisão é do presidente do STJD, Luis Otávio Verissímo. Além da interdição do estádio, o juiz determinou ainda que o Atlético mande seus jogos em outro estádio e com os portões fechados.
A punição irá durar até que o clube comprove a adoção de medidas necessárias e suficientes para garantir a segurança dos torcedores na Arena MRV. Além da interdição, o clube deve ser multado em até R$ 100 mil.
Questionado, o Atlético disse que irá acatar qualquer punição, mas que não abrirá mão de se defender no Tribunal.
No despacho publicado pelo STJD, o juiz argumentou, além dos atos de violência, as tentativas de invasão, arremesso de bombas e outros objetos no gramado e até mesmo o uso de laser contra o goleiro Rossio, do Flamengo, para tomar a decisão de interditar o estádio.
“A falha em adotar providências capazes de prevenir e reprimir os incidentes ocorridos na Arena MRV denota não apenas um descumprimento dos deveres de segurança, mas também uma afronta às normas desportivas aplicáveis, resultando em prejuízo à integridade física dos envolvidos e à ordem pública no contexto desportivo”, diz o documento do STJD.
“DEFIRO a liminar para determinar a interdição imediata da ARENA MRV, com a transferência dos jogos do Clube Atlético Mineiro SAF, na condição de mandante, para praça desportivadiversa, com portões fechados. A medida estará em vigor até que ocorra a comprovação, pelo clube, da adoção de medidas logísticas, estruturais, administrativas e disciplinares necessárias e suficientes para garantir a segurança adequada na Arena MRV, ocasião em que a medida será objeto de nova deliberação pelo Pleno deste Tribunal”, finaliza o presidente do STJD.
Confusões na final da Copa do Brasil
Palco do jogo de volta da final da Copa do Brasil, a Arena MRV foi alvo de atos de vandalismo e agressões no último domingo (10). Antes do jogo, a esplanda foi alvo de arrastões e as catracas do estádio registraram invasões de torcedores sem ingressos.
Após o gol do Flamengo, que garantiu o título para o clube carioca, uma briga generalizada aconteceu no estádio. Bombas e diversos itens foram arremessados no gramado, atingindo até mesmo um fotógrafo que trabalhava no jogo. A confusão se estendeu até depois da partida, com barras de ferro, bombas e outros itens sendo arremessados.