ESPORTES
Bahia goleia Bragantino e impede Santos de deixar o Z4 no Brasileirão
O Bahia conquistou uma vitória extremamente importante na sua briga contra o rebaixamento neste domingo, 20, contra o Red Bull Bragantino, pela 20ª rodada do Brasileirão. Na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), o Tricolor de Aço foi amplamente superior e venceu por 4 a 0, com gols de Rezende, Victor Hugo, Vinicius Mingotti e Cauly.
Os baianos se mantiveram fora da zona de rebaixamento com a goleada. O Bahia seguiu na 16ª colocação, com 21 pontos. Como o Santos venceu, a equipe voltaria ao G4 se não tivesse saído vitoriosa neste domingo. O próximo compromisso do Tricolor de aço será no domingo, quando enfrenta o líder Botafogo no Nilton Santos, às 16h (de Brasília).
O Bragantino, por sua vez, desperdiçou uma oportunidade de entrar no G4. Os paulistas seguiram na sexta colocação, com 32 pontos. Até o final da rodada, ainda podem ser ultrapassados pelo Athletico-PR, que joga nesta segunda-feira. Agora, o Massa Bruta se prepara para o duelo contra o Cuiabá, no próximo domingo, às 11h, no Nabi Abi Chedid.
O jogo
O Bahia criou as primeiras oportunidades e conseguiu abrir o placar com apenas oito minutos de jogo. Cauly cobrou um escanteio pela direita e a defesa do Bragantino não conseguiu afastar com qualidade. Na sobra, Rezende bateu. Apesar da finalização desajeitada, a bola morreu no canto do gol de Cleiton.
O Massa Bruta assustou aos 18 minutos, em cobrança de falta de Sorriso, que obrigou Marcos Felipe a fazer uma grande defesa. Logo na sequência, o Bragantino errou na saída de bola e o Bahia chegou com perigo mais uma vez, mas Cauly isolou a finalização da pequena área. Aos 20, o goleiro Marcos Felipe apareceu bem de novo, para impedir o gol de Thiago Borbas. Pouco depois, o atacante parou mais uma vez no arqueiro.
Antes do intervalo, aos 37 minutos, o Tricolor de Aço ampliou sua vantagem. Cauly cobrou escanteio pela esquerda e viu o zagueiro Victor Hugo subir muito alto para cabecear, 2 a 0. Não demorou muito para, aos 20, o Bahia balançar as redes novamente. Desta vez, porém, o tento foi anulado por um impedimento no lançamento para Vinicius Mingotti.
No segundo tempo, os mandantes chegaram ao terceiro gol aos 14 minutos. Ademir ganhou na velocidade pela direita e observou a chegada de Vinicius Mingotti no meio da área. O atacante precisou apenas empurrar para as redes à queima-roupa. Aos 23, Thaciano quase ampliou a vantagem, mas sua finalização explodiu na trave.
Matheus Gonçalves teve a melhor oportunidade do Bragantino na segunda etapa. A bola sobrou limpa, porém o meia, livre, isolou. O Bahia não perdoou e sacramentou a goleada aos 38 minutos. Depois de ter sido essencial para os dois primeiros gols, Cauly marcou o seu. O meio-campista recebeu na segunda trave e bateu de primeira.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 4 X 0 BRAGANTINO
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 18 de agosto de 2023 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Arthur Gomes Rabelo (ES)
Assistentes: G Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa-RJ) e Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
VAR:Rodolpho Toski Marques (Fifa-PR)
Cartões amarelos: Kanu e Rezende (Bahia); Aderlan, Andrés Hurtado, Matheus Gonçalves e Jadsom Silva (Bragantino)
Gols: Rezende, aos 8′ do 1T, Victor Hugo, aos 37′ do 1T, Vinicius Mingotti, aos 14′ do 2T, e Cauly, aos 38′ do 2T (Bahia)
BAHIA: Marcos Felipe; Camilo Cándido (Matheus Bahia), Victor Hugo, Kanu e Gilberto; Rezende (Acevedo), Thaciano; Cauly, Ademir (Everaldo), Rafael Ratão (Yago Falipe) e Vinicius Mingotti (Vitor Jacaré)
Técnico: Renato Paiva
BRAGANTINO: Cleiton; Aderlan (Andrés Hurtado), Luan Patrick, Léo Ortiz (Lucas Rafael) e Luan Cândido; Matheus Fernandes, Jadsom Silva e Gustavinho; Bruninho (Vitinho), Thiago Borbas (Alerrandro) e Sorriso
Técnico: Pedro Caixinha