ESPORTES
Beckenbauer já jogou semifinal da Copa do Mundo com clavícula quebrada
Considerado uma lenda do futebol, Franz Beckenbauer, que morreu aos 78 anos neste domingo, 7, não era conhecido à toa como “Der Kaiser” – “O Imperador” em alemão. O lendário atleta recebeu esse apelido por sua habilidade técnica e determinação na história do futebol, algo que se evidenciou de forma marcante durante a semifinal da Copa do Mundo de 1970.
Na partida daquele ano, Beckenbauer quebrou a clavícula durante o segundo tempo, e, mesmo debilitado, continuou a partida usando uma tipóia improvisada. Com dores, o jogador permaneceu até o fim do jogo, que ainda teve prorrogação e reviravoltas no placar.
Apesar de todo seu esforço, a equipe alemã não conseguiu levar o título e perdeu o jogo por 4 a 3 da Itália. Ainda assim, aquele foi um dos dias que marcou sua carreira.
Quatro anos mais tarde, o alemão venceu a Copa do Mundo, em 1974, e depois venceu o torneio novamente como técnico em 1990.
Além da Copa do Mundo, Beckenbauer venceu três Liga dos Campeões, quatro Campeonatos Alemães e quatro Copa das Alemanha, vestindo a camisa do Bayern de Munique, time pelo qual atuou de 1964 a 1977. O único time alemão que defendeu além do Bayern foi o Hamburgo.
Depois de deixar o gramado alemão, ele foi para os Estados Unidos onde vestiu a camisa do New York Cosmos. Em 1977, ele jogou ao lado do Rei Pelé no clube norte-americano. Juntos eles conquistaram a Liga Americana.