ESPORTES
Belligol: entenda como o jogador de futebol Bellingham virou meme
Pode soar aleatório tentar compreender como a relação entre um jogador de futebol inglês e um tamanduá-mirim culminou no Belligol, um dos memes mais badalados de 2023. Afinal, uma coisa não tem nada a ver com a outra… Em tese. Ainda assim, o Canaltech está sempre de olho em todos os lances da internet para explicar como certos fenômenos marcam golaços quando o assunto é viralizar por aí.
No caso de Jude Bellingham, não foi diferente, e o craque do Real Madrid emplacou algumas curtidas e compartilhamentos nas redes sociais por conta do seu jeito particular de comemorar gols. O jogador ainda teve uma ajudinha de uma narração enérgica e para lá de empolgada, que deixa o meme ainda mais divertido e contagiante.
Quem é Jude Bellingham?
Jude Victor William Bellingham, ou somente Jud Bellingham, nasceu em 29 de junho de 2003 e foi revelado no time inglês Birmingham City, em 2016 — onde começou como Sub-15 e rapidamente passou para o elenco principal da equipe, em 2019.
Sua curta passagem no clube foi o suficiente para o craque ganhar reconhecimento e ser contratado pelo Borussia Dortmund aproximadamente um ano depois, custando “modestos” 23 milhões de euros.
Bellingham passou três temporadas defendendo o time alemão e conquistou excelentes resultados em campeonatos como a Bundesliga, a Copa da Alemanha e a Champions League. Inclusive, o meio-campista bateu o recorde ao se tornar o jogador mais jovem a estufar a rede vestindo a camisa do Borussia, com apenas 17 anos de idade.
Atualmente, Bellingham continua atuando como meio-campista, mas agora contratado pelo poderoso Real Madrid em junho de 2023, pelo qual marcou 13 gols e auxiliou em 14 assistências. Obviamente, o cacife para trazer o jogador ao gigante espanhol ficou mais elevado e saiu por nada mais nada menos que 103 milhões de euros, valor equivalente a R$ 543 milhões.
O astro esteve tão em alta que chegou a concorrer ao prêmio de Melhor Jogador do Mundo pela FIFA em 2022, que foi concedido a Lionel Messi por conta de sua excelente atuação somada ao tricampeonato conquistado pela seleção argentina na Copa do Mundo do Catar.
Falando no mundial, Bellingham também vestiu a camisa inglesa e fez sua estreia na Copa de 2022. Ele foi o responsável pelo primeiro gol na estreia do time, partida marcada pelo “chocolate” contra o Irã — que tomou de 6 a 2. Apesar das boas partidas, o elenco britânico voltou para casa mais cedo nas quartas de finais após ser derrotado pela seleção francesa por 2 a 1.
No entanto, o atual camisa cinco do Real Madrid conquistou algo inesperado e fora das quatro linhas do campo: o coração dos internautas.
Como o jogador virou meme
Com tanto sucesso e exposição, Jud Bellingham passou a conquistar a torcida não somente pela brilhante atuação em campo, mas pelo seu jeito único de comemorar gols: estufando o peito e abrindo os braços para os lados. Esse movimento é uma característica peculiar dos tamanduás. Quando o mamífero se sente ameaçado, ele fica de pé e faz essa pose de defesa, no melhor estilo “qual é, irmão?”.
É claro que a internet não perdeu tempo e prontamente comparou a expressão do jogador e do animal silvestre resultando em um dos maiores virais de 2023. Deixando tudo ainda mais eloquente, a voz do narrador da ESPN Rogério Vaughan foi acrescentada como trilha sonora da brincadeira graças ao efusivo “Belligol, Belligol, Belligham! É ele!”.
Melhor do que palavras para descrever esse “rolê” é ir para a prática e mostrar vídeos que exemplificam melhor do que se trata o meme. Primeiramente, a comemoração de Jud Bellingham é esta aqui embaixo: